Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a transição demográfica e a transição epidemiológica apresentam, cada vez mais, um quadro de sobrevivência de idosos na dependência de uma ou mais pessoas que suprem as suas incapacidades para a realização das atividades de vida diária.

Estas pessoas são familiares dos idosos, especialmente, mulheres, que, geralmente, residem no mesmo domicílio e se tornam as cuidadoras de seus maridos, pais e até mesmo filhos.

Aliás, não é só no Brasil que as mulheres são as “grandes cuidadoras" dos idosos incapacitados: todos os autores e os dados coletados pelo mundo indicam que, salvo razões culturais muito específicas, a mulher é cuidadora tradicional"

(Kinsella&Taeuber, 1992. In: Karsch, Ursula, 2003).

Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A visibilidade social da mulher cuidadora ainda é muito restrita, principalmente nos países em que o envelhecimento da população vem acontecendo há poucas décadas.

II. O papel da mulher cuidadora no Brasil é uma atribuição esperada pela sociedade, por causas predominantemente sociais.

III. A atual tendência, em se indicar a permanência dos idosos incapacitados em suas casas sob os cuidados de suas famílias, tem entre suas justificativas, a redução de custos hospitalares e institucionais.

Assinale:
Uma trabalhadora de 62 anos foi submetida à cirurgia ortopédica e ficou internada na enfermaria durante 4 dias, acompanhada da filha. No plano de alta hospitalar consta a necessidade de usar órtese para correção de problemas nas costelas. Considerando as disposições do Estatuto do Idoso e a situação descrita, é correto afirmar que
A catarata é uma das principais causas geradoras de algum grau de dificuldade visual nos idosos. A doença ca racteriza-se pela
Para promover a adesão do idoso à terapia farmacológica, a equipe multidisciplinar deve considerar os diversos fatores intervenientes e adotar intervenções, tais como:

De acordo com Brunner & Suddarth (2009), o envelhecimento, processo normal de alteração relacionada com o tempo, começa com o nascimento e continua por toda vida. Sobre os problemas de saúde mental no idoso, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

( 1 ) Depressão
( 2 ) Delírio
( 3 ) Alzheimer

 ( ) É uma condição neurológica degenerativa, irreversível e progressiva que começa de maneira insidiosa e caracteriza-se por perdas graduais da função cognitiva e distúrbios no comportamento e afetivos.

 ( ) Os sinais desse transtorno incluem as sensações de tristeza, fadiga, memória e concentração diminuídas, sentimentos de culpa ou demérito, distúrbios do sono, dentre outros.

 ( ) Ocorre secundariamente a inúmeras causas, incluindo doença física, desidratação, desnutrição, infecção, traumatismo craniano, dentre outros.

A sequência CORRETA, de cima para baixo. é: