Filtrar


Questões por página:
Relacionado à saúde, a pessoa idosa tem a garantia legal de
Quedas são frequentes em pessoas idosas, mas podem ser evitadas com alguns cuidados. Geralmente, esses tombos provocam fraturas, traumatismo craniano, contusão muscular e, principalmente, o medo de cair novamente. Assinale a alternativa que apresenta uma medida para evitar que tais situações aconteçam e coloquem a qualidade de vida da pessoa idosa em questão.

Paciente de 77 anos queixa-se de febre, dor abdominal intensa, difusa, aguda, que não alivia com analgésicos comuns. No exame fisco apresenta palidez cutâneo-mucosa, abdômen flácido e doloroso à palpação, ausência de dor à descompressão e presença de peristalse. Toque retal evidencia sangue vivo na luva. Hemograma = 23.000 leu/mm3 com desvio para esquerda. Gasometria arterial com acidose metabólica.

Frente ao quadro descrito acima, o diagnóstico mais provável é

Homem de 72 anos é internado devido à sepse secundária a pielonefrite. No final da segunda semana de tratamento hospitalar com Ciprofloxacino, ressurge a febre e a investigação revela hemocultura positiva para Candida albicans. Seu exame físico é inexpressivo, o hemograma revela discreta anemia normocítica e normocrômica e a sorologia anti HIV é negativa (EIA). O cateter de veia profunda puncionado na internação é removido e inicia-se Fluconazol intravenoso.

Que exame de investigação você solicitaria a seguir?

Em relação à fisiopatologia da Doença de Parkinson, destacam-se alguns fatores que ampliam a ocorrência de tremores, rigidez e bradicinesia.
Complete os parênteses com (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS e assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento correto em ordem descendente dos parênteses.

( ) Destruição das células neuronais dopaminérgicas na substância negra nos gânglios da base.
( ) Depleção das reservas de noradrenalina.
( ) Degeneração da via nigroestriada dopaminérgica.
( ) Desequilíbrio dos neurotransmissores excitatórios (dopamina) e inibitórios (acetilcolina) no corpo estriado.
( ) Comprometimento dos tratos piramidais que controlam os movimentos corporais complexos.