Filtrar


Questões por página:

No que diz respeito à saúde no trabalho, à atuação do psicólogo e ao assédio moral e sexual, julgue o item subsequente.


Em geral, o trabalhador vive de forma solitária tanto os sintomas quanto a trajetória de busca por uma resolução para problemas de saúde que afetam a sua produtividade.

Não obstante o estado geral da saúde da população mundial tenha melhorado nos últimos 100 anos, o afastamento do trabalho por doença tem aumentado, sobretudo nos países desenvolvidos. Este processo vem sendo atribuído à relação entre estresse laboral e transtornos mentais. Algo que, por sua vez, tem levado ao:
Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional advindo de condições extenuantes de trabalho. Seus sintomas são:

Em relação ao tema condições de trabalho, associe as COLUNAS I e II, a seguir:

COLUNA I

(1) Condições contratuais e jurídicas

(2) Condições físicas e materiais

(3) Processos e características da atividade

(4) Condições do ambiente sociogerencial

COLUNA II

( ) Condições de segurança

( ) Ritmos de trabalho

( ) Clima organizacional

( ) Papel social

( ) Informação e participação

( ) Sistema de incentivo

( ) Desenho espacial-arquitetônico

( ) Tempo


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

mostrar texto associado
No Brasil, de acordo com a Lista de Transtornos Mentais e do Comportamentos Relacionados com o Trabalho, instituída pela Portaria nº 1339/GM, de 18 de novembro de 1999, o burnout é reconhecido como uma doença relacionada ao trabalho. Para que o psicólogo consiga identificar essa síndrome e diagnosticá-la, é preciso valorizar os sintomas do indivíduo, a análise da origem desses sintomas, a diferenciação com respeito a outros processos similares, a avaliação da intensidade e da frequência da manifestação desses sintomas no indivíduo e a identificação das fontes de estresse que estão por trás da sintomatologia. Para isso, o psicólogo deve utilizar apenas instrumentos quantitativos de avaliação, com a finalidade de enquadrar o sofrimento apresentado pelo sujeito como correspondente ou não à síndrome e para que a organização possa tomar as medidas cabíveis ao caso.