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As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o levantamento aponta que, entre os anos de 2007 e 2016,67.599 casos de LER/Dort foram notificados à pasta. Neste período, o total de registros cresceu 184%, passando de 3.212 casos, em 2007, para 9.122 em 2016. Tanto o volume, quanto o aumento nos casos nesse período sinalizam alerta em relação à saúde dos trabalhadores.

Para prevenir agravos como esses, o Ministério da Saúde recomenda aos empregadores atenção à Norma Regulamentadora 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.


Assinale a alternativa correta sobre a Norma Regulamentadora 17.

É muito importante nos dias de hoje, o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Tanto para as organizações quanto para o poder público. Os departamentos de recursos humanos e de departamento pessoal têm abandonado a concepção tradicionalista de tratar apenas das questões legais referentes ao ingresso, permanência, remuneração, férias e desligamento de funcionários. Essas funções ainda existem, e agora ganharam uma nova função, a gestão estratégica de pessoas, que atende as questões até então desprezadas, mas que proporcionam diversos ganhos para a organização. Entre os principais ganhos para todos, é possível citar as ações a seguir:


I - Ajudar a organização a atingir sua missão e atribuir equilíbrio entre as expectativas das empresas e dos trabalhadores;

II - Propiciar meios para a realização dos objetivos da empresa, diminuir os custos e aumentar o lucro, num ambiente motivacional;

III - Criar métodos para melhorar o desempenho individual e organizacional, gerindo a produtividade e a qualidade do trabalho;

IV - Desenvolver e reter talentos, garantindo o reconhecimento financeiro dentro da legislação e das boas relações entre os trabalhadores;

V - Garantir um ambiente de trabalho saudável e gerir mudanças organizacionais, pensando no bom desempenho de todos durante o trabalho.


Assinale a alternativa correta.

Os fatores psicossociais do trabalho são as percepções subjetivas que o trabalhador tem dos fatores de organização do trabalho. Como exemplo de fatores psicossociais, pode-se citar:
Julgue o item a seguir, a respeito da readaptação de profissionais que passaram por sofrimento psíquico.

Para esses profissionais, é preciso analisar as atribuições dos cargos, as habilitações necessárias e a experiência profissional, além de considerar que os compromissos de desempenho deverão ser firmados conciliando-se interesses pessoais e organizacionais e o suporte psicossocial disponível.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmam que mais de 30% dos trabalhadores dos países industrializados sofrem com algum tipo de transtorno mental. No Brasil, esses dados são corroborados pela previdência e assistência social, que revelam a alta incidência de doenças psíquicas entre a população em idade produtiva, representando a terceira maior causa de afastamento do trabalho no país.
Com relação às atividades de prevenção de adoecimento e à melhoria das condições de saúde do trabalhador, assinale a opção correta.