Filtrar


Questões por página:
Considerando as medidas preventivas para o risco de queda em pacientes hospitalizados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A avaliação de risco para queda deve ser realizada apenas na admissão do paciente, não sendo necessária uma reavaliação periódica durante a hospitalização.
II. O ambiente hospitalar deve ser mantido organizado e livre de obstáculos, com os móveis e equipamentos posicionados de forma segura.
III. O uso de calçados adequados pelo paciente não é uma medida importante para prevenir quedas.
IV. A restrição de mobilidade do paciente é uma medida preventiva recomendada para pacientes com risco de queda.
Um dos seis Passos de Segurança do Paciente, determinados no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), é
A Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, do Ministério da Saúde institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em razão da magnitude que os Eventos Adversos têm no Brasil. No âmbito dos objetivos específicos estabelecidos nessa Portaria, considera-se a seguinte recomendação:
Atualmente, existem inúmeras escalas de avaliação para identificar o risco de lesão por pressão nos pacientes hospitalizados. A escala de Braden avalia o risco do paciente a partir da verificação de seis domínios, sendo um desses domínios:
As infecções da corrente sanguínea relacionadas a cateteres centrais estão associadas a importantes desfechos desfavoráveis em saúde. Atualmente, existem diversos critérios para definição de uma infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter central laboratorialmente confirmada (IPCSL). Portanto, o critério para definição de IPCSL causada por agente patogênico é quando: