Filtrar


Questões por página:
Considerando as definições trazidas pela Resolução – RDC nº 36/2013, a qual institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, assinale a alternativa correta.

A figura a seguir ilustra o “modelo do queijo suíço” proposto por James Reason.


Imagem associada para resolução da questão



Sobre o “modelo do queijo suíço” e sua aplicação na segurança do paciente, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.



I. O modelo mostra que quando não há camadas de queijo (barreiras), os buracos se comunicam.


II. O vetor, mostrado na figura, representa que o risco não encontrou barreira e atingiu o paciente.


III. As barreiras que impedem que o risco atinja o paciente podem ser: profissionais atualizados; uso de protocolos clínicos; protocolos de higiene das mãos; dose unitária de medicamentos etc.


IV. Reason parte do pressuposto de que é possível eliminar todas as falhas humanas e técnicas, assim como utilizar mecanismos para evitar o erro e mitigar os eventos adversos.

O trabalho em saúde oportuniza aos profissionais o acesso ao corpo e às informações sobre as condições de vida e de saúde daqueles que buscam cuidado e atendimento, frequentemente, emergindo questões que envolvem a privacidade do usuário.
Sobre a privacidade em serviços de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A forma automatizada como muitas das ações de cuidado ocorrem, bem como o incisivo foco na doença e em procedimentos técnicos, eliminam a vulnerabilidade nos serviços de saúde. ( ) A privacidade é considerada um direito individual que contempla situações relacionadas à proteção da intimidade dos sujeitos, respeito à dignidade, limitação de acesso ao corpo, aos objetos íntimos, aos relacionamentos familiares e sociais. ( ) Para que o respeito à privacidade do usuário como virtude ética no cenário dos serviços de saúde se concretize, depende do esforço e da dedicação consciente apenas dos profissionais de saúde, que estão envolvidos no processo de cuidado. ( ) Em decorrência de fatores relacionados ao ambiente físico e à cultura institucional, por vezes, o paciente é desrespeitado em sua privacidade e dignidade, fatores estes que associados à condição de fragilidade, podem interferir no processo de autonomia e tomada de decisão do paciente.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Os erros cometidos no exercício profissional da enfermagem podem caracterizar negligência, imperícia ou imprudência.

Dessa forma, situações praticadas por profissionais de enfermagem, como a contenção exagerada de um paciente que resulte em amputação; a repetição no prontuário de valores anteriores aferidos dos sinais vitais do paciente, sem verificá-los; e a falta dos registros das ações da enfermagem no prontuário do paciente podem ser classificadas, respectivamente, como
A Classificação Internacional para a Segurança do Paciente foi desenvolvida pela OMS para facilitar a comparação, medição, análise e interpretação de informações visando melhorar o cuidado do paciente. Nesse sentido, enumere a coluna II de acordo com a coluna I relacionando conceitos da referida classificação às suas definições.
COLUNA I 1. Circunstância Notificável 2. Near miss 3. Evento adverso 4. Incidente sem dano
COLUNA II ( ) Incidente que não atingiu o paciente. ( ) Incidente com potencial dano ou lesão. ( ) Incidente que atingiu o paciente, mas não causou dano. ( ) Incidente que resulta em dano ao paciente.

Assinale a sequência CORRETA: