Filtrar


Questões por página:
O transporte seguro de pacientes entre serviços envolve as fases preparatória, de transferência e pós-transporte. Em todas as fases, a comunicação entre os setores é muito importante, antes da saída do paciente da unidade de origem. Essa comunicação deve considerar as informações a respeito da situação clínica do paciente, da continuidade da assistência de enfermagem e a liberação do setor de destino para o recebimento do paciente. Quanto às atribuições do técnico de enfermagem durante o transporte, assinale a alternativa correta.
Um enfermeiro conectou uma bolsa de hemocomponente em um paciente errado, contudo, antes de iniciar a infusão ele detectou a falha e imediatamente removeu a bolsa do paciente e notificou ao Núcleo de Segurança do Paciente da instituição. De acordo com a Anvisa este incidente é classificado como
De acordo com a portaria MS/GM n.529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente, constitui um dos protocolos básicos definidos pela Organização Mundial de Saúde a ser elaborado e implantado pelos serviços de saúde:

Em relação às definições dos termos relacionados à segurança do paciente, correlacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:


1- Circunstância notificável

2- Evento adverso

3- Incidente

4- Segurança do Paciente

5- Near Miss


( ) Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou em dano desnecessário ao paciente.

( ) Redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde.

( ) Incidente com potencial dano ou lesão.

( ) Incidente que não atingiu o paciente.

( ) Incidente que resulta em dano a saúde.

De acordo com a RDC n.36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, compete ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP):