Filtrar


Questões por página:
Sobre racismo, preconceito e discriminação racial, de acordo com a obra de Silvio Almeida (2019), analise a afirmativas a seguir:

I. O racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento e se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam.
II. Considerar que as pessoas negras são violentas e inconfiáveis, que judeus são avarentos ou que os orientais são “naturalmente” preparados para as ciências exatas pode ocorrer sem que configure como exemplo de preconceito.
III. O preconceito racial se caracteriza pelo juízo baseado em estereótipos acerca de indivíduos que pertençam a um determinado grupo racializado. Tanto o racismo quanto o preconceito racial e a discriminação racial são termos que não diferem entre si.
IV. A discriminação racial, por sua vez, é a atribuição de tratamento diferenciado a membros de grupos racialmente identificados. Portanto, a discriminação tem como requisito fundamental o poder.

Estão CORRETAS apenas as afirmações
A violência contra as mulheres é umas das expressões de discriminação de gênero e constitui-se como um componente no sistema de dominação.

Considerando os comentários de Feix (2019) a respeito da Lei Maria da Penha, assinale a alternativa INCORRETA.
O conceito de “Racismo Estrutural” apresenta elementos importantes para práticas antirracistas e para a construção de novos projetos de sociedade comprometidos com a transformação das relações raciais. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Na década de 1970, durante a ditadura militar, a Amazônia foi aberta para a acumulação de capital, com investimentos em infraestrutura que transformaram seu território. A colonização agrícola, a migração e a abertura de estradas foram essenciais para a mudança do Território Federal de Rondônia.

O INCRA - (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) denominou os pequenos proprietários como colonos, posteriormente chamados de camponeses e, nos anos 1990, de:
A 8ª Conferência Nacional de Saúde reuniu, pela primeira vez, mais de quatro mil pessoas, das quais 50% eram usuários da saúde. Que movimento saiu dessa conferência e foi considerado o maior sucesso da reforma sanitária?