Filtrar


Questões por página:
Na América Latina, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco histórico da profissão. Foi um movimento de grande importância ao destacar questões fundamentais ao exercício profissional, principalmente nos países de capitalismo dependente e desigual, tal como configurado nas sociedades latino-americanas. No Brasil, o foco do debate, até meados dos anos 70, adquiriu contornos diferenciados dos conteúdos priorizados na maioria dos países desse continente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que, no Brasil, o choque do movimento de ruptura com o Serviço Social tradicional reverteu-se, naquele contexto histórico, em uma modernização da profissão que atualizou
No que se refere ao movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, especialmente no Brasil, assinale a opção correta.

No que se refere à reconceituação do serviço social e ao redimensionamento da profissão de assistente social, julgue o item subsequente.

O movimento de reconceituação do serviço social na América Latina foi caracterizado pelo protagonismo dos intelectuais sul-americanos da profissão vinculados a instituições de formação profissional, como Vicente de Paula Faleiros, cuja atuação destacou-se no Brasil.

Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue o item que se segue.

No período em que o serviço social transita para a profissionalização, duas encíclicas papais tiveram um papel sumariamente importante para seu desenvolvimento: Rerum Novarum e Quadragésimo Anno.
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue o item que se segue.

No Brasil, o trabalho do serviço social na área de desenvolvimento de comunidade ocorreu sob influência de programas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros organismos internacionais, cuja estratégia era integrar os esforços da população aos planos nacionais e regionais de desenvolvimento.