Filtrar


Questões por página:
Atuando na política de educação, os assistentes sociais buscaram estender o horizonte político-pedagógico das abordagens individuais e grupais voltadas para discussões de temáticas restritas aos processos da educação escolarizada e/ou dominadas por discursos hegemônicos pragmáticos e de adaptação social. Estabeleceram vínculos orgânicos com os conhecimentos e com as ações coletivas gerados nas instâncias de controle social, nos fóruns das demais políticas públicas e na consolidação da esfera pública.
Desse modo, juntamente com outros sujeitos, a atuação dos assistentes sociais se tornou estratégica para a educação na luta pela
No processo de assessoria à equipe de Serviço Social de uma escola, o assessor identificou lacunas na abordagem realizada com as famílias dos estudantes que impactam negativamente a sua aprendizagem. O assessor propôs cursos de capacitação para a equipe na perspectiva de superar essas lacunas e aprimorar o trabalho profissional na escola.
Para que o assessor obtenha o engajamento dos assessorados às suas proposições, é necessário que a assessoria esteja pautada em
A Constituição Federal de 1988 estabelece, no Artigo 205, que a “educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Essa foi a primeira vez que a Carta Magna realiza referência entre educação e cidadania. A ausência dessa conexão no passado é explicada pelo fato de que:
Contemporaneamente, a educação pública tem a responsabilidade de ser agente de mudanças, capaz de gerar conhecimentos, trabalhar tradição e valores nacionais e preparar cidadãos capazes de entender o mundo e transformá-lo positivamente. Ao tratar de formar valores e atitudes diante do mundo da política e da economia, do consumismo, do individualismo, do sexo, da droga, da depredação ambiental e da violência, a educação está propiciando a formação:
O projeto pedagógico-curricular abarca, por um lado, legislações, currículos, conteúdos, métodos, formas organizativas da escola e, por outro lado, abre espaço para que o grupo de profissionais da escola crie e reinvente a instituição, os objetivos e as metas mais compatíveis com os interesses dela e da comunidade. Esses aspectos revelam que o projeto pedagógico-curricular tem um caráter: