Filtrar


Questões por página:
Julgue o item a seguir, relativo à atuação profissional do assistente social em programas institucionais.

Em contexto organizacional, se houver questões relacionadas à saúde mental dos indivíduos atendidos pelo assistente social, esse profissional está autorizado a realizar intervenção por meio de ações terapêuticas.
Julgue o item a seguir, relativo à atuação profissional do assistente social em programas institucionais.

Na atuação em programas de prevenção da saúde do trabalhador, o assistente social pode intervir com ações socioeducativas como a orientação e o acompanhamento social.
Usuário de 44 anos compareceu ao Serviço Social do programa de tuberculose devido à reincidência de abandono do tratamento.
Em atendimento social, o usuário justificou que o último abandono se deu em razão de ter saído do Município quando faltava um mês para terminar o tratamento. Relatou ainda que já fez uso de cocaína, mas não se considera dependente, pois seu consumo é esporádico (fins de semana). Foi-lhe oferecido encaminhamento para o Caps-AD, mas ele recusou.
Atualmente o usuário possui vínculo empregatício como auxiliar de serviços gerais em uma empresa de paisagismo que presta serviços para a Prefeitura, mas se encontra em situação de rua, pois o emprego é recente e não tem como comprovar rendimentos para alugar um quarto. Disse que a família não o ajudaria, pois os laços já foram rompidos há muito tempo.
Uma vez que se encontra em situação de vulnerabilidade, o assistente social encaminha o usuário para instituição socioassistencial de média complexidade, e solicita o seu abrigamento, de modo que obtenha condições mínimas para continuar o tratamento para a tuberculose.
Além do encaminhamento supracitado, o assistente social:
Uma pessoa que sofre de transtorno mental, ao ser atendida pelo assistente social, conta sua história de vida. A leitura que o profissional deve fazer, nesse caso, é a de que
O processo de desinstitucionalização que substitui o modelo asilar de atenção ao portador de distúrbio psíquico introduz propostas alternativas que valorizam os serviços abertos e comunitários.

Nesse contexto, a família desempenha um novo papel na atenção ao portador de distúrbio psíquico, que é o de