Filtrar


Questões por página:
Na psiquiatria renovada, a ruptura do convívio social que afeta o portador de transtorno mental é considerada como parte do seu problema e não apenas um de seus efeitos colaterais, de acordo com o pensamento da psiquiatria tradicional. Para a nova psiquiatria, justifica-se a atuação do Serviço Social como um(a)
O trabalho de produção do cuidado à saúde mental, segundo alguns estudos, apresenta uma heterogeneidade intrínseca relacionada aos agentes institucionais, aos instrumentos e aos processos de trabalho. Isso implica uma atualização da lógica própria de trabalho, que se caracteriza por ser
Considerando a reflexão do Serviço Social no campo da saúde do trabalhador, é possível identificar dois aspectos que ameaçam a possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura com o tradicionalismo profissional nas empresas. Um deles, como desemprego, fragiliza os profissionais ao ameaçar sua sobrevivência. O outro que reforça a herança conservadora é a(o)
mostrar texto associado

Durante o atendimento a Antônio, recomenda-se adotar a abordagem da redução de danos, estratégia que possibilita aumentar o grau de liberdade e de corresponsabilidade do usuário bem como o ajuda a traçar metas voltadas para a mudança no seu estilo de vida.

mostrar texto associado

No processo de intervenção do assistente social junto ao servidor, faz-se necessário compreender que, quanto maior o nível de vulnerabilidade e de perda de autonomia do usuário, maior deve ser a quantidade de recursos ofertados pela equipe que o assiste. Esse princípio denomina-se equidade e caracteriza-se como um dos eixos de sustentação do Sistema Único de Saúde.