Filtrar


Questões por página:
Crianças e adolescentes somente poderão ser encaminhados às instituições que executam programas de acolhimento institucional, governamentais ou não, por meio de uma guia de acolhimento, que será expedida
“Crianças e adolescentes têm o direito a uma família. Nas situações de risco e enfraquecimento dos vínculos familiares, as estratégias de atendimento deverão esgotar as possibilidades de preservação dos mesmos, aliando o apoio sócio-econômico à elaboração de novas formas de interação e referências afetivas no grupo familiar. No caso de ruptura desses vínculos, quem é o responsável pela proteção das crianças e dos adolescentes?
“Todas as entidades que desenvolvem programas de abrigo devem prestar plena assistência à criança e ao adolescente, ofertando-lhes acolhida, cuidado e espaço para socialização e desenvolvimento.” Assinale a alternativa correta referente aos princípios que essas entidades devem adotar.

O SINASE adota a gestão participativa que demanda autonomia e competência dos seus participantes. O êxito dos programas está diretamente relacionado a capacidade de gestão, para tanto defende a formação do colegiado gestor nas esfera: estadual e municipal.

Considerando a composição/competência dos membros deste colegiado gestor numere a COLUNA II de acordo com COLUNA I:


COLUNA I

1 - Dirigente do sistema socioeducativo.

2 - Equipe diretiva/gerencial do sistema socioeducativo.

3 - Diretores de unidades e/ou programas de atendimento socioeducativo.


COLUNA II

( ) Tem liderança pedagógica, desenvolve trabalhos interdisciplinares.

( ) Tem papel mediador entre os princípios e diretrizes do sistema socioeducativo.

( ) São os líderes das entidades e dos programas de atendimento socioeducativo.


Assinale a alternativa apresenta a sequência CORRETA:

O modelo de família nuclear burguesa, composta basicamente pelo triângulo pai, mãe e filhos, com independência em relação à parentela, e por uma complexa combinação de autoridade e amor conjugal, ainda é hegemônico na contemporaneidade. Contudo, esse modelo vem perdendo muito de sua legitimidade, e convive com uma série de novos arranjos familiares, e novos padrões internos de estrutura familiar e concepções de família (Teixeira, 2008). O arranjo familiar caracterizado por “famílias formadas por pessoas que, por diversos motivos, acolhem novos membros, geralmente crianças, que podem ser multiculturais ou birraciais”, são denominadas: