Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
FRBR e Aleph e VTLS são softwares especificamente para o gerenciamento de bibliotecas e centros de informação.
A função primordial de qualquer biblioteca é a disseminação da informação e as bibliotecas já iniciaram uma fase de transição na qual os processos informacionais estão cada vez mais modernos e dependentes da informática e de processos automatizados.
Dito
isso, quando se trata de processos automatizados, é possível elencar alguns softwares de automação de bibliotecas, como:
Associe as metodologias para a construção de ontologias, listadas a seguir, às suas características.1. Cyc.2. TOVE.3. Uschold.4. Kactus.5. Methontology. ( ) Considera que os conceitos e relacionamentos de uma ontologia só podem ser derivados dos cenários motivacionais. ( ) Baseado no processo-padrão IEEE para o desenvolvimento de software. ( ) Primeiro registro de método ou conjunto de heurísticas para a construção de ontologias. ( ) Baseado na prática da construção de ontologias de topo Enterprise. ( ) Fortemente baseado na possibilidade de reuso de conceitos definidos em outras ontologias. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.
Considerando a automação dos processos de organização, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O maior benefício da automação de bibliotecas é a otimização das atividades, não só em relação aos usuários, como também ao controle e formação do acervo, catalogação, levantamentos bibliográficos, serviços de empréstimo, renovação, devolução, reserva de obras e processamento técnico. ( ) A modernização das bibliotecas está diretamente ligada à automação de rotinas e serviços, com o intuito de implantar uma infraestrutura de comunicação capaz de agilizar e ampliar o acesso à informação pelo usuário, o que torna necessário haver uma ampla visão da tecnologia da informação e sua aplicação nas organizações ( ) Como os sistemas automatizados permitem ao bibliotecário trabalhar com maior rapidez, é possível para o profissional atuar em outras áreas da unidade da informação, como utilização de estratégias de marketing, interação mais próxima com os usuários e até mesmo investir na sua própria capacitação profissional. Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Considere o fragmento de texto a seguir. “Uma diferença entre a organização da informação na biblioteca denominada ‘tradicional’ e na biblioteca digital é que nos sistemas manuais os pontos de acesso são restritos a dados sobre autor, título e alguns __________; enquanto que nos sistemas __________, o acesso é ampliado pela possibilidade de inclusão de muitos __________”. Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os itens que completam as lacunas deste fragmento.