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A palavra ou o conceito respeito é atribuído - no caso da presente reflexão - às diferenças. Por isso, quero lembrar algo sobre o sentido da palavra respeito. Sua origem está no latim respectus e indica um sentimento de apreço, consideração, deferência, algo que merece um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda atenção. Não tem a ver com concordância com a posição alheia, mas sim com dar permissão para que ela se manifeste livremente desde que não cause dano a outrem. Respeito exige reciprocidade e aí entramos num terreno muito complexo que, de certa forma, está ausente nas instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o maior educador de nosso povo. E isto porque, quando pensamos em respeito e reciprocidade, já temos um quadro mental interpretativo em que submetemos uns aos outros. Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir ao modelo de comportamento que eu apresento como correto ou que a mídia determinou como correto. Tal forma de respeito na realidade é um sutil autoritarismo, um convencimento de que o diferente tem que ser igual a mim mesmo se eu o afirmo como diferente. Sou eu que afirmo o outro/a como diferente.
( ) Em "para que eia se manifeste livremente desde que não cause dano a outrem " o conectivo em destaque poderia ser substituído pelo conectivo "conquanto" sem que se alterem as relações sintáticas e semântica entre as orações.
( ) As palavras em destaque em "Respeito exige reciprocidade e aí num terreno muito complexo que, de certa forma, está ausente nas instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o maior educador de nosso povo’ classificam-se morfologicamente como adjetivos,
( )Trata-se "Sua origem está no latim respectus e indica um sentimento de apreço, consideração, deferência, algo que merece um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda atenção." de um período composto por coordenação e constituído de três orações.
( )O pronome demonstrativo em destaque em "Tal forma de respeito na realidade é um sutil autoritarismo, um convencimento de que o diferente tem que ser igual a mim mesmo se eu o afirmo como diferente." retoma o que o texto estabelece como respeito no período anterior.
( ) Preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto se o trecho "Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir ao modelo de comportamento" fosse substituído por "Respeitar o diferente não é convencê-lo de que adira ao modelo de comportamento".
A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Quanto aos recursos linguísticos presentes na composição dessa mensagem, é correto afirmar que
I. o artigo indefinido “um” generaliza a ideia expressa pelo substantivo que ele modifica.
II. a interrogação no final da primeira frase traduz a incerteza do enunciador quanto à resposta a ser dada.
III. o pronome “Ele” retoma, anaforicamente, o termo "policial" para estabelecer com o interlocutor uma relação dialógica.
IV. a vírgula que isola o nome “cidadão” tem uso obrigatório, segundo a norma-padrão da lingua portuguesa, por destacar um aposto.
V o possessivo “sua" gera uma ambiguidade no discurso, uma vez que o leitor fica sem saber definir qual o referente a que esse signo remete.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
Quanto aos elementos linguísticos que estruturam as informações veiculadas no texto, está correto o que se afirma em
I. Os termos “uma busca incessante" (l.2) e “a mercadoria" (l.11) exercem a mesma função sintática, já que complementam o sentido de uma forma verbal.
II. O conector “e” (l.12) estabelece com a oração a que se liga uma relação igual à que indica "mas também” (l.45) no contexto em que está inserido.
III. A forma verbal "transformou-se” (l.16) apresenta-se com regência diferente da revelada por "define-se” (l.18), embora ambas estejam flexionadas na mesma voz.
IV. As expressões "por estratégias de marketing agressivas” (l.24) e “pelos mais próximos e queridos” (l.37) funcionam com agentes das ações expressas por “ somos [...] bombardeados" (l.23-24) e por “ser cuidado" (l.37).
V. A partícula “se”, em "paga-se" (l.27) e em "pode se tomar” (l.28), é um pronome apassivador, pois os verbos pagar e tomar se encontram na passiva analítica.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a


