Filtrar


Questões por página:
Certo município contratou um serviço de terceiros (pessoa jurídica), e após a execução do serviço, a apropriação da variação patrimonial diminutiva ocorreu antes da liquidação. Com isso foi necessário realizar o registro contábil da fase da execução da despesa denominado “Em liquidação”. No momento da Liquidação desta despesa orçamentária, de acordo com o PCASP – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, quais contas devem ser utilizadas para a correta contabilização de natureza da informação orçamentária?
A metodologia utilizada para a estruturação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) foi a segregação das contas contábeis em grandes grupos, de acordo com as características dos atos e fatos nelas registrados, permitindo o registro dos dados contábeis de forma organizada e facilitando a análise das informações de acordo com sua natureza (MCASP,2018, p.383). Em relação à estrutura do PCASP, relacione os grupos às informações apresentadas.
1. Natureza de Informação Orçamentária. 2. Natureza de Informação Patrimonial.3. Natureza de Informação de Controle.
( ) Registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. ( ) Registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas. ( ) Registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a opção que indica o registro contábil referente à liquidação de empenho para aquisição de material de consumo, sob o enfoque orçamentário.
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP está estruturado em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam.
(MCASP,2021)
Em relação ao PCASP, é correto afirmar que
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle). A Lei nº 4.320/1964 confere viés orçamentário ao Balanço Patrimonial ao separar o ativo e o passivo em dois grupos, financeiro e permanente, em função da dependência ou não de autorização legislativa ou orçamentária para realização dos itens que o compõem. Das alternativas abaixo, aquela que conceitua corretamente um item do Balanço Patrimonial é a seguinte:
Visualizar Questão Comentada