Filtrar


Questões por página:
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é uma estrutura contábil criada para o setor público brasileiro, estabelecida para organizar o registro e a classificação de eventos contábeis na administração pública. Ele divide as contas contábeis em grupos, subgrupos e níveis, permitindo maior transparência e comparabilidade das informações contábeis, essenciais para a análise e a prestação de contas da gestão pública.
O PCASP visa também garantir que os registros contábeis estejam em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), facilitando o controle financeiro, a transparência e a accountability na administração pública.
Um objetivo do PCASP é
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) elenca as provisões a seguir, com exceção de uma. Assinale-a:
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as contas contábeis do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público estão CORRETAMENTE segregadas nas naturezas de informação:
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as despesas com o 13º salário dos servidores públicos devem ser reconhecidas, sob o enfoque da natureza de informação patrimonial, QUANDO:
No contexto da receita pública, o estágio em que o Estado realiza a verificação do direito ao recebimento dos valores é chamado de: