Filtrar
56 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
Os Fenômenos hidráulicos são eventos físicos que envolvem o movimento ou armazenamento de fluidos (líquidos e gases), como os que ocorrem em rios, canais e sistemas de tubulações. Exemplos comuns incluem a cavitação (formação e colapso de bolhas de vapor devido à baixa pressão, causando danos) e o golpe de aríete (ondas de sobre pressão causadas por fechamento súbito de válvulas, que podem danificar a tubulação). O estudo e a compreensão desses fenômenos são cruciais para a eficiência e segurança de sistemas de tratamento de água e geração de energia. Com relação a Fenômenos Hidráulicos podemos afirmar que:
I – Um recipiente formado por diversos ramos que se comunicam entre si constitui um sistema de vasos comunicantes;
II - Vasos comunicantes é um termo utilizado para designar a ligação de dois recipientes através de um duto aberto. Um exemplo de vasos comunicantes é o tubo em U empregado para medir pressões em manômetros.
III – O Golpe de Ariete nas instalações hidráulicas ocorre quando a água, ao descer com velocidade elevada pela tubulação, é bruscamente interrompida, ficando os equipamentos das instalações sujeitas a golpes de grande intensidade o que leva a uma redução de pressão;
IV – A perda de carga é uma perda de pressão, causada pelo atrito entre o fluxo do líquido e as paredes da tubulação, ou pela mudança de direção ou estrangulamento causado pelas conexões ou registros.
V- O termo velocidade normalmente refere-se à velocidade média de escoamento através de uma seção. Ela pode ser determinada dividindo-se área da seção considerada pela vazão;
VI - Pressão estática é a pressão medida quando a água está parada, sem movimentar nas tubulações. Pressão nominal é a pressão responsável pela escolha do material e a determinação da espessura do material, enquanto que a pressão de ensaio, é a pressão sob a qual o fabricante aplica os ensaios, sempre é maior do que a pressão nominal e a permitida.
Marque a alternativa que corresponde aos itens verdadeiros:
Uma unidade de captação de água em represa é uma infraestrutura que coleta água para abastecimento público, sendo a captação uma etapa inicial do processo de fornecimento de água potável. O sistema geralmente envolve barragens, tubulações e bombas que direcionam a água até uma estação de tratamento, onde ela é purificada e devolvida à população. A represa armazena a água, garantindo o fornecimento contínuo, mas a qualidade da água captada depende da preservação da bacia hidrográfica e do controle de poluentes. Determine qual será a carga de um vertedor retangular sem contrações laterais com 2,0 m de soleira e descarga de 36.760 L/s que foi instalado na unidade de captação de água do munícipio na qual você acabou de ser contratado para ser responsável técnico?
Dados: Q = 1,838 ∙ L ∙ H(³/²); 10³/² = 31,62; 10²/² = 4,64; (Unidades no SI).
Um reservatório para tratamento de água, ou reservação, é uma estrutura essencial nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) que armazena a água já potável para garantir o abastecimento contínuo da população. Sua principal função é manter o equilíbrio no sistema, regular o fluxo e a pressão, permitindo que a água seja distribuída de forma regular, mesmo em períodos de alta demanda. Determine qual o diâmetro que deve ser dado a uma comporta circular de coeficiente de vazão 0,62 e com o centro a 1 m abaixo do nível do reservatório de tratamento de água, para que a mesma dê uma vazão de abastecimento de 500 L/s?
Dados: g = 10m/s² ; π = 3,14; Q = A.Cd.√2.g.H ; √20 = 4,47; √0,23 = 0,48. (Unidades no SI)
Considere que uma adutora que interliga dois reservatórios de água, distanciados entre si 4.500 m, deve conduzir uma vazão média de 150 litros/segundo.
Dados:
– Nível médio de água no reservatório 1 = cota altimétrica 135,0 m.
– Nível médio de água no reservatório 2 = cota altimétrica 112,5 m

O gradiente hidráulico correspondente à perda de carga unitária é:
Considerando o projeto hidráulico de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE), na decantação primária do tratamento da fase líquida, a tubulação de remoção de lodo deve ter diâmetro mínimo de X mm; a tubulação de transporte de lodo no escoamento por condutos livres deve ter declividade mínima de Y%; a remoção de lodo do fundo deve, preferencialmente, ser feita de modo a permitir a observação e o controle do lodo removido.
Os valores de X e Y são, correta e respectivamente,