Filtrar


Questões por página:
Um dos primeiros passos para o dimensionamento de uma rede de distribuição de água potável é a estimativa da quantidade de água a ser abastecida à população. Sendo assim, considere uma comunidade de pequeno porte, com população estimada em 1.000 habitantes, com consumo per capita de 100 L/hab/dia. A tubulação que fornecerá água a essa população somará 500m de extensão. Estudos de comportamento de comunidades com essa característica apontaram para o coeficiente do dia de maior consumo equivalente a 1,2, e coeficiente da hora de maior consumo equivalente a 1,5. O sistema deve fornecer água potável durante 24h por dia.

Desprezando as perdas de água no sistema, além das perdas de carga localizadas e as cargas cinéticas, qual será a vazão de distribuição, “Qd”; e a vazão unitária de distribuição em marcha, “q”, respectivamente?
As perdas em um Sistema de produção e distribuição de água potável é uma das principais metas contratuais, pois impactam as tarifas cobradas aos usuários, e os recursos hídricos. Sobre esse tema, é correto afirmar:
Identifique a alternativa que apresenta, nos termos da Lei Federal n.º 11.445/2007, serviços públicos de esgotamento sanitário.
Em uma estação de tratamento de água, os trabalhadores observaram que algumas bombas de recalque permaneciam ligadas mesmo fora do horário de operação, e que torneiras e válvulas apresentavam vazamentos constantes. Além disso, verificou-se que a iluminação do setor permanecia ligada em áreas sem atividade. Considerando práticas de uso racional de recursos, assinale a alternativa correta.
Uma Rede em Anéis reduz os inconvenientes de interrupções no fornecimento de água devido a manutenções, pois o escoamento se mantém por outros caminhos em função da justaposição dos módulos. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a uma Rede em Anéis ou Malhadas.