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Para que a distância média de transporte seja 3,8 km, o valor de x deve ser
I. A classe de projeto mais pobre entre as rodovias rurais é a 0 (zero), correspondendo a projeto de rodovia em pista simples e sua adoção recomendada para os casos em que a demanda não ultrapasse 200 veículos por dia; II. Distância de visibilidade de parada é a distância que um veículo percorre, desde a percepção de um obstáculo, pelo motorista, até a parada total do veículo; III. Pista de rolamento (ou pista de trânsito) é o espaço dimensionado e destinado à passagem de um veículo por vez e a menor largura permitida para uma pista em projetos de rodovias novas é 2,50m.
Podemos afirmar que:
Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).
O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3 . Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.
O engenheiro deveria ter devolvido o lote devido à incompatibilidade do lacre do caminhão e o código na nota fiscal, por questões de segurança.
No que se refere à engenharia portuária, julgue os itens que se seguem.
I O cais de paramento aberto possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, em que a plataforma alivia a cortina dos empuxos.
II Os cais podem ser contínuos ou descontínuos, em função do tipo de navio que devem tender, sendo os cais descontínuos destinados à atracação dos navios de carga geral.
III A mínima cota requerida para o nível do cais corresponde a uma combinação de preamar e ação de agitação de ondas, cujo período de retorno deve situar-se bem acima da recorrência anual.
IV As obras de acostagem são dimensionadas em função de fatores como a movimentação de cargas e passageiros, os tipos de equipamentos para movimentação, os impactos de atracação de embarcações, as ações de ventos, ondas, e correntes e os empuxos de terra e hidrostáticos.
Estão certos apenas os itens