Filtrar


Questões por página:
Uma certa massa gasosa (gás perfeito) sofre uma redução de 20% de seu volume à temperatura constante. Desta forma, a pressão do gás:
Tendo como referência o sistema gasoso PCl5(g) em equilíbrio com PCl3(g) e gás cloro (Cl(2)), a concentração molar de PCl5(g) no equilíbrio, quando 1,0 mol de pentacloreto de fósforo dissocia num frasco de 1L, a 250°C e sob pressão de 1,0 atm, é:

Dado: a 250°C o Kp = 1,78 atm.
Em um experimento à temperatura constante, duas situações foram testadas ao mesmo tempo. Um gás A, que estava em um container de 750 ml e uma pressão de 1000 Torr foi transferido para um recipiente de 5 l. Um gás B com um volume inicial de 0,7 l a 600 Pa foi comprimido a 200 ml. Sabe-se que a massa molar do gás A é 76 g/mol e do gás B é 132 g/mol e as constantes universais dos gases é 62,3637 L.Torr.K-1 .mol-1 e 8,314462 m3.Pa.K-1.mol-1.
Considerando essa situação, assinale a alternativa que contenha as pressões finais dos dois gases corretas.
“Aceitando a ideia de Boyle de que gases consistem de partículas minúsculas, [Dalton] logo descobriu uma propriedade fundamental dos gases, até hoje conhecida como Lei de Dalton.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Assinale a opção que apresenta corretamente a Lei de Dalton.
Os pontos de ebulição de 1-propanol e metoxietano são, respectivamente,97°C e 4,7°C.
Essa diferença de valores pode ser explicada pelas diferenças de estrutura molecular dos dois compostos e de forças intermoleculares que atuam em cada líquido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ligações dipolo-induzido que se manifestam entre moléculas de 1-propanol são responsáveis pelo seu alto ponto de ebulição. ( ) ligações de hidrogênio mantém unidas as moléculas de metoxietano e são responsáveis pelo baixo ponto de ebulição. ( ) o ponto de ebulição do 1-propanol é maior devido à ação de forças de van der Waals.
As afirmativas são, respectivamente,