Filtrar


Questões por página:
“A pressão exercida por uma mistura de gases perfeitos é a soma das pressões que cada um dos gases exerceria caso ocupasse sozinho o recipiente na mesma temperatura em que encontra a mistura.” Esta lei foi formulada a partir de várias experiências relacionando a mistura de gases e é conhecida por:
mostrar texto associado

Em muitos aspectos, os gases são a forma de matéria mais facilmente entendida. Ainda que diferentes gases possam ter diferentes propriedades químicas, eles se comportam de maneira bastante similar no que concerne às propriedades físicas. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A densidade do vapor de tetracloreto de carbono a 714 torr e 125°C é 4,43 g/L.

II. A razão entre as taxas de efusão de N2 e O2 é 0,93.

III. A velocidade vqm, u, de uma molécula de N2 a 25°C é 5,15 x 102 m/s.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Dos três estados da matéria, o estado gasoso é o que exibe as propriedades mais simples, sendo o mais fácil de ser entendido. Um gás é definido como uma substância que se expande espontaneamente para preencher completamente seu recipiente de maneira uniforme. Sobre os gases, analise as afirmativas a seguir. I. 0,157 g de um certo gás coletado sobre água ocupa um volume de 135 mL a 25°C e 745 mmHg. A 25°C a pressão de vapor da água é 23,76 mmHg. Considerando o comportamento ideal, a massa molecular do gás é 30,0 g/mol. II. A energia cinética média de todas as moléculas é proporcional à temperatura absoluta. lII. A velocidade de efusão de um gás desconhecido X através de um orifício de agulha é 0,279 vezes a velocidade de efusão do gás hidrogênio através do mesmo orifício, ambos os gases nas mesmas condições de temperatura e pressão. A massa molecular de X é 52. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Uma suspensão usada como contraste radiológico, à base de sulfato de bário, foi contaminada acidentalmente com carbonato de bário, o que pode causar sérios problemas, pois o carbonato se dissolve no ácido do estômago e os íons bário são extremamente tóxicos, podendo levar os pacientes à morte, dependendo de sua concentração na corrente sanguínea. Para determinar o percentual de carbonato, foram analisados 5,0 g de amostra sólida, constituída de sulfato e carbonato de bário. Após a reação do sólido com uma solução aquosa de ácido clorídrico, veri?cou-se a formação de um gás, que ocupa um volume de 125 mL, a 27°C e 1atm de pressão. Considerando o gás como ideal, o percentual de carbonato de bário na amostra analisada é aproximadamente igual a:

Dados: massas molares (g.mol -1 ), Ba=137, C=12, O=16, S=32
Clorobenzeno (C6 H5 Cl) e bromobenzeno (C6 H5 Br) formam soluções ideais. A 100°C, a pressão de vapor do bromobenzeno é de 137 mmHg e a do clorobenzeno é de 285 mmHg. Considere uma solução contendo 30,0% em massa de bromobenzeno em clorobenzeno a esta temperatura. A pressão de vapor da solução, em mmHg, é aproximadamente igual a:

Dados: massas molares (g.mol -1 ),

H=1, C=12, Cl=35,5, Br=80