Filtrar


Questões por página:
O produto de solubilidade de uma solução saturada de cloreto plumboso a 25°C, sabendo-se que sua concentração molar é de 0,05M, é de:
A determinação da concentração de cátions numa solução pode ser feita através da titulação com um ânion específico, cujos respectivos sais dos cátions sejam pouco solúveis, mas com solubilidades distintas entre si, na técnica de “precipitação seletiva". A ordem de precipitação de carbonatos numa titulação sobre uma solução contendo concentrações iguais a 0,001 mol.L-1 de Ba 2+, Mn 2+, Ag+ e Zn+2 será, do primeiro para o último:

Dados de Kps :
BaCO3 = 5,0.10-9,
MnCO3 = 5,0.10-10 ,
Ag2 CO3 = 8,1.10-12 ,
ZnCO3 = 1,0.10-11

Solutos iônicos diferem enormemente em sua solubilidade na água. As regras de solubilidade são úteis para prever que precipitado será formado quando duas soluções são misturadas. Reações de precipitação podem ser representadas por equações iônicas líquidas. Os coeficientes na equação iônica líquida para uma reação de precipitação podem ser usados para relacionar o número de moles de reagentes e produtos. Titulações por precipitação são úteis para analisar um componente em uma mistura. Com relação à constante do produto da solubilidade Kps, calculamos:


I. A concentração de um íon na solução em equilíbrio com o sólido quando se conhece a concentração do outro íon.

II. Se haverá ou não formação de precipitado.

III. A solubilidade do sólido em água pura ou em uma solução contendo um íon comum.


Estão corretas as afirmativas

Analise as seguintes afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta: I. A 300 K as pressões de equilíbrio de CO2, CO e O2 são, respectivamente,0,6 atm,0,4 atm e 0,2 atm. A constante de equilíbrio Kp para a reação representada por 2 CO2(g) ⇆ 2 CO(g) + O2(g) é kp = 0,0889. II. O valor de Kp a 2000 K para o equilíbrio: CO2(g) + H2(g) ⇆ CO(g) + H2O(g) é 4,40. O valor de Kc nessas mesmas condições é kc = 4,40. III. A constante de equilíbrio kc para a reação: 2SO2(g) + O2(g) ⇆ 2SO3(g) é 249 a uma dada temperatura. Uma análise do conteúdo do recipiente que contém os três componentes nesta temperatura num determinado momento apresentou os seguintes resultados: [SO3] = 2,62 mol L-1, [SO2] = 0,149 mol L-1 e [O2] = 0,449 mol L-1. O sistema está em equilíbrio. IV. A solubilidade molar do PbBr2 em água a partir do valor de kPS = 2,1x10-6 é 0,0081 mol L-1. V. A 25o C a solubilidade molar do Ag3PO4 é 1,8x10-5 mol L-1. O kPS desse sal é kPS = 2,8x10-18
Questão Anulada
Em 2003, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebeu notificações de casos de possíveis intoxicações após o uso de um contraste radiológico em serviços de saúde da capital - Goiânia-GO. Em pouco tempo, um total de 185 casos de intoxicação foram investigados e relacionados à exposição ao contraste nos estados de GO, RJ, MA, BA, MG e SP, dos quais 153 foram confirmados. Ocorreu a morte de mais de 20 pessoas por intoxicação aguda. Muitos intoxicados ficaram com sequelas graves. O medicamento suspeito era o Celobar, um contraste radiológico muito utilizado no Brasil. Seu princípio ativo era o sulfato de bário (BaSO4) na forma de suspensão em água, substância responsável pelo efeito de contraste. Pesquisa analítica realizada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)/Fiocruz em amostras do medicamento Celobar, utilizado tanto em Goiânia quanto em Nova Iguaçu, apontou que o produto apresentava sulfato de bário impuro. O caso Celobar contribuiu para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocasse em execução um programa de controle de qualidade e da origem dos insumos farmacêuticos ativos no País.
Internet: <http://portal.anvisa.gov.br> (com adaptações).

Ao analisar a problemática do uso desse medicamento contaminado, observa-se a importância social do conhecimento químico. Considerando essa informação e que o produto de solubilidade (Kps) do BaSO4 é igual a 1 x 10-10, assinale a alternativa correta.