Filtrar


Questões por página:
O conhecimento sobre misturas homogêneas e heterogêneas é fundamental em diversos campos, como química, biologia, geologia e engenharia. As misturas estão presentes em nosso cotidiano, seja nas bebidas que apreciamos ou nos alimentos que preparamos. São exemplos ilustrativos de mistura homogênea:
Entre as habilidades que espera que se desenvolva nas aulas de Ciências da Natureza está a EF06CI02, cuja redação afirma que discentes devem ser capazes de “Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.)” (BRASIL,2018, p.345).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,2018.

A partir deste contexto, analise as afirmações abaixo.

I- Os conceitos prévios envolvidos na compreensão da fusão e da sublimação são essenciais, uma vez que permitem identificar as diferenças entre transformações físicas e químicas.
II- As evidências, neste caso, podem ser, por exemplo, a liberação de gases, a mudança de cor, a mudança de temperatura e a formação de precipitado.
III- Os exemplos trazidos no texto da habilidade requerem a compreensão de que após a transformação química se obtém uma nova substância com propriedades diferentes das substâncias iniciais.
IV- Ao abordar esta habilidade é importante que os discentes compreendam, como se forma um novo produto, as reações químicas são irreversíveis.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Considere os seguintes sistemas:
I. hidrogênio e oxigênio. II. etanol hidratado. III. água e alumínio.
Assinale a alternativa correta.
O experimento conhecido como “gênio da garrafa” costuma causar grande impacto visual sobre os alunos e pode ser realizado, com segurança, pelo professor no ambiente de sala de aula. O experimento consiste em adicionar um pouco do catalisador permanganato de potássio (KMnO4 ) a uma garrafa contendo certo volume de peróxido de hidrogênio a 30%. No momento em que as substâncias entram em contato, ocorre a liberação de uma intensa fumaça, que parece um “gênio mágico” saindo da garrafa.
Sobre o experimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um exemplo de fenômeno químico – a decomposição de uma substância reagente, formando dois novos produtos. II. O permanganato de potássio atua acelerando a velocidade da reação e desaparece ao final, pois é totalmente consumido durante o processo. III. A fumaça liberada contém moléculas diferentes das moléculas iniciais, embora os elementos químicos tenham se mantido os mesmos.
Está correto o que se afirma em
As transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Ao se misturar iodeto de potássio com nitrato de chumbo, o produto é uma solução de iodeto de chumbo, com precipitado de cor amarela. A transformação química ocorrida nessa reação é do tipo: