Filtrar


Questões por página:
A reflexão acerca dos fundamentos do Serviço Social brasileiro exige o conhecimento do processo histórico de constituição das principais matrizes de conhecimento do social e do processo pelo qual o serviço social incorpora e elabora as análises sobre a realidade em que está inserido. Nesse contexto, pode-se afirmar que, no período do Movimento de Reconceituação, o(a)
Na contemporaneidade, o Serviço Social brasileiro teve um amadurecimento teórico, metodológico e político, acarretando em mudanças no âmbito da profissão a partir dos anos 1980. Diante disso,
A história da prática profissional do Serviço Social brasileiro é polarizada pelos interesses de classes sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Iamamoto (2008), ao estudar a gênese e o desenvolvimento do serviço social no Brasil, afirma que a profissão reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão − demandas do capital e do trabalho − e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto.

Daí decorre o caráter contraditório da profissão, que está associado ao(à):
A tendência hegemônica do Serviço Social considera que a análise da profissão na reprodução das relações sociais deve partir da apreensão do seu significado histórico e da sua inserção na sociedade, posto que a gênese do serviço social relaciona-se medularmente na e a partir da divisão social do trabalho.

Essa concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade, o(a):