Filtrar


Questões por página:
A tese do sincretismo e da prática indiferenciada é uma das formulações presentes no debate teórico-profissional do serviço social.

Em qual problemática essa formulação se apoia?
Na análise crítica do exercício profissional, o assistente social se encontra alienado de parte das condições imprescindíveis à realização do seu trabalho.
Quem dispõe dos meios de trabalho necessários à efetivação dos programas e dos projetos de trabalho do assistente social é o(a)
Na década de 1960, no processo de renovação profissional, têm destaque dois documentos importantes, o Documento de Araxá e o Documento de Teresópolis. Eles são representativos da chamada perspectiva modernizadora.
Apesar das diferenças entre suas formulações, qual o traço comum entre eles?
O serviço social brasileiro, no contexto da ditadura militar, passou a experimentar um processo de renovação que modificou, substantivamente, o chamado serviço social tradicional.
Sobre quais dimensões essas mudanças incidiram?
Acerca da análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas para o profissional de serviço social em seus distintos contextos históricos, julgue o item a seguir.

O processo de reconceituação do serviço social, no período de 1965 a 1975, é marcado pela relação com a perspectiva positivista, a partir da qual prevalece a visão do homem como ser abstrato e universal, e da sociedade como lugar em que ocorrem os processos evolutivos, os quais independem da ação humana.