Questões de Concurso
Filtrar
393 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 79
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Água Boa - MT
Disciplina:
Serviço Social
O marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do serviço social foi o movimento de reconceituação, que emergiu na metade dos anos de 1960 e, em sua especificidade, foi um fenômeno tipicamente:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Braga - RS
Disciplina:
Serviço Social
Iamamoto (2005), preocupada com o espaço profissional, aponta três elementos originais (o teórico-metodológico; o ético-político; e, o técnico-operativo), que são concepções fundamentais e complementares entre si; porém, se desvinculadas umas das outras, impõem limites à ação do assistente social. Por isso, ela aponta três “armadilhas” (que nada mais são do que a deterioração daqueles três elementos fundadores da profissão), que influenciaram o processo de formação profissional, às quais a categoria se viu prisioneira nos últimos anos – teoricismo; politicismo; e, tecnicismo. Considerando o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Teoricismo. 2. Politicismo. 3. Tecnicismo.
( ) Ocorre quando se dimensiona uma atuação restrita à ação profissional isoladamente sem uma perspectiva crítica.
( ) Ocorre quando não se tem uma aproximação à realidade e de um engajamento político.
( ) Relaciona-se ao engajamento restrito apenas participação e inserção nos movimentos organizados da sociedade.
A sequência está correta em
1. Teoricismo. 2. Politicismo. 3. Tecnicismo.
( ) Ocorre quando se dimensiona uma atuação restrita à ação profissional isoladamente sem uma perspectiva crítica.
( ) Ocorre quando não se tem uma aproximação à realidade e de um engajamento político.
( ) Relaciona-se ao engajamento restrito apenas participação e inserção nos movimentos organizados da sociedade.
A sequência está correta em
Concurso:
Prefeitura Municipal de Braga - RS
Disciplina:
Serviço Social
A trajetória do Serviço Social como profissão no Brasil é profundamente marcada pela dinâmica entre as classes sociais fundamentais e o Estado. Desse modo, a profissão se caracteriza a partir da combinação entre seu movimento político- -organizativo interno e os processos afetos à dinâmica da reprodução social em sentido amplo, ou seja, como totalidade concreta na qual as relações sociais criam e recriam as condições necessárias à continuidade do modo de produção capitalista; e em sentido estrito, no que se refere aos mecanismos de reprodução material e espiritual da força de trabalho. Para José Paulo Netto, o governo instaurado pela autocracia burguesa com o golpe de abril de 1964 forjou certas condições fulcrais para as mudanças operadas no mercado de trabalho, na formação e no exercício profissional, assim como nos processos de autorrepresentações do Serviço Social. A respeito dessas mudanças, assinale a afirmativa INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Braga - RS
Disciplina:
Serviço Social
Sobre o tema Serviço Social na América Latina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em 1929 é fundada a Escola Elvira Matte de Cruchaga, por Miguel Cruchaga Tocornal, sendo este um centro acadêmico com influência católica. O interesse em fundar uma escola de Serviço Social ligada à Igreja Católica tinha por objetivo “recuperar o seu papel de condutora moral da sociedade”.
( ) Em 1936 foi fundada a Escola de Serviço Social de São Paulo, diretamente inspirada pela Ação Católica e pela Ação Social, com grande influência do que apontavam as encíclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno.
( ) A escola de Serviço Social no Peru foi fundada em 1937. Lá, a escola de Serviço Social surge em uma sociedade em que a burguesia ainda não estava em ampla ascensão e o Estado desempenhava seu papel como “tutor” dos cidadãos.
( ) O Serviço Social Latino-Americano, vinculado ao Centro de Estudos Latino-Americano de Trabalho Social (Celats) e à Associação Latino-America de Escolas de Trabalho Social (Alaets), foi determinante para fomentar os debates acerca da profissão e do Movimento de Reconceituação na América Latina, organizando, a partir da década de 60, os seminários regionais, inclusive no Brasil.
A sequência está correta em
( ) Em 1929 é fundada a Escola Elvira Matte de Cruchaga, por Miguel Cruchaga Tocornal, sendo este um centro acadêmico com influência católica. O interesse em fundar uma escola de Serviço Social ligada à Igreja Católica tinha por objetivo “recuperar o seu papel de condutora moral da sociedade”.
( ) Em 1936 foi fundada a Escola de Serviço Social de São Paulo, diretamente inspirada pela Ação Católica e pela Ação Social, com grande influência do que apontavam as encíclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno.
( ) A escola de Serviço Social no Peru foi fundada em 1937. Lá, a escola de Serviço Social surge em uma sociedade em que a burguesia ainda não estava em ampla ascensão e o Estado desempenhava seu papel como “tutor” dos cidadãos.
( ) O Serviço Social Latino-Americano, vinculado ao Centro de Estudos Latino-Americano de Trabalho Social (Celats) e à Associação Latino-America de Escolas de Trabalho Social (Alaets), foi determinante para fomentar os debates acerca da profissão e do Movimento de Reconceituação na América Latina, organizando, a partir da década de 60, os seminários regionais, inclusive no Brasil.
A sequência está correta em
Concurso:
Prefeitura Municipal de São Romão - MG
Disciplina:
Serviço Social
São características da prática dos assistentes sociais, hegemonicamente caracterizada, até a vigência da década de 1960: