Filtrar


Questões por página:
Considerando a história e os fundamentos do Serviço Social no Brasil, marque a alternativa que situa de forma precisa o movimento que consolidou a inflexão crítico-dialética na profissão.
Analisar os espaços sócio-ocupacionais do assistente social exige inscrever a reflexão no movimento histórico da sociedade brasileira e mundial, considerando os processos sociopolíticos que condicionam o modo como o Serviço Social se insere na sociedade capitalista madura, como um tipo de especialização do trabalho inscrito na divisão sociotécnica do trabalho e articulado com o quê? Marque a alternativa correta.
O repensar, de abrangência continental, sobre a profissão de Serviço Social assume acentuada radicalidade na tendência político-ideológica de ruptura com o conservadorismo, enquanto projeto de mudanças profissionais. Nesse sentido, o que levou à aproximação orgânica do Serviço Social com os movimentos sociais envolve alguns fatores.
Marque a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
É no âmbito da adoção do marxismo, como referência analítica, que se torna hegemônica, no Serviço Social do país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais, participando do processo de reprodução dessas relações (cf. IAMAMOTO,1982).
Tendo por base o texto, marque a alternativa correta, considerando em que consistem os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, na contemporaneidade?
O “Serviço Social se institucionaliza como profissão, rompendo fronteiras da mera filantropia, como um dos recursos mobilizados pelo Estado, pelo empresariado, com efetivo apoio da Igreja para atuar na “questão social” num contexto de transição do capitalismo competitivo para o capitalismo monopolista” (IAMAMOTO,2004, p.121).
Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA.