Filtrar


Questões por página:
No que se refere aos fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, é correto afirmar que
O Serviço Social buscou na matriz positivista um primeiro suporte teórico‐metodológico necessário à qualificação técnica da sua prática e modernização. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.
Leia a afirmativa a seguir.

O que se poderia considerar como protoformas do Serviço Social, como hoje é entendido, tem sua base nas obras e instituições que começam a surgir após o fim da __________ Guerra Mundial. Caracteriza esse momento, no plano externo, o surgimento da primeira nação _______ e a efervescência do movimento popular operário em toda a Europa, fazendo surgirem e se multiplicarem na Europa, as escolas de Serviço Social. No plano interno, os grandes movimentos operários de ________ a _______ tornaram patente para a sociedade a existência da questão social e da necessidade de procurar soluções para resolvê-la, senão minorála.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
Leia a afirmativa a seguir.

Na História do Serviço Social, a demanda por uma formação técnica especializada da profissão crescentemente terá no(a) __________ seu setor mais dinâmico, ao mesmo tempo em que passará a regulamentá-la e incentivá-la, institucionalizando sua progressiva transformação em profissão legitimada dentro da divisão social-técnica do trabalho.

Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
“Considerado como manifestação original do Serviço Social no Brasil, surge em 1932 com o incentivo e sob o controle da hierarquia. Aparece como condensação da necessidade sentida por setores da Ação Social e Ação Católica de tornar mais efetiva e de dar maior rendimento às iniciativas e obras promovidas pela filantropia das classes dominantes paulistas sob patrocínio da Igreja e de dinamizar a mobilização do laicato”. A sentença se refere à(ao)