Filtrar


Questões por página:
Imagem associada para resolução da questão

Uma amostra de cocaína, cuja estrutura é representada na figura precedente, foi analisada por meio da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência. Nessa análise, o padrão cromatográfico de cocaína utilizado foi uma solução de cocaína (base livre) em acetonitrila na dosagem de 1.000 ppm; o solvente orgânico utilizado na fase móvel cromatográfica foi acetonitrila:água (95:5); a água foi utilizada nessa fase móvel deionizada; a vazão foi de 1,0 mL/min; e a detecção ocorreu a 224 nm.
Na figura a seguir, são mostrados cromatogramas obtidos para diferentes concentrações de cocaína (1,0 ppm; 5,0 ppm; 10,0 ppm; 20,0 ppm; 30,0 ppm; 40,0 ppm).
Imagem associada para resolução da questão

Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta.
“A química forense pode ser definida como a ciência que se encarrega da análise, classificação e determinação de elementos ou substâncias encontradas nos locais de averiguação ou ocorrência de um delito ou relacionadas a este.” Trecho de Química Forense sob Olhares Eletrônicos. Considerando os métodos de química analítica que podem ajudar a determinar elementos e compostos, assinale a alternativa incorreta.
O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de gerar imagens através da varredura de uma amostra por um feixe de elétrons. A interação entre a amostra e o feixe de elétrons gera diferentes sinais que são captados por um detector. A técnica de espectroscopia por energia dispersiva (EDS) é frequentemente utilizada acoplada ao MEV e permite a detecção de elementos químicos na superfície das amostras. Sobre o MEV, assinale a alternativa correta.
.O desenvolvimento da cromatografia líquida de alta pressão (HPLC) ou cromatografia líquida de alta eficiência permitiu diversas vantagens para a cromatografia líquida, fazendo com que a técnica seja frequentemente preferida em relação a cromatografia da fase gasosa. Sobre a cromatografia da fase líquida, assinale a alternativa incorreta:

Uma mistura de carbonato de sódio decahidratado e bicarbonato de sódio foi colocada em um cadinho e levada a uma mufla a 350 °C por 3 h, tendo ocorrido as seguintes reações.


Na2CO3 · 10 H2O(s) → Na2CO3(s) + 10 H2O(v)

2 NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + H2O(v) + CO2(g)


Finalizado o processo, restou unicamente carbonato de sódio no cadinho, verificando-se uma perda total de massa de 6,70 g.


Sabendo que M(H) = 1 g/mol, M(C) = 12 g/mol, M(O) = 16 g/mol e M(Na) = 23 g/mol, e supondo que a quantidade de CO2 seco desprendido do cadinho seja igual a 2,20 g, assinale a opção que indica a quantidade, em gramas, de Na2CO3 · 10 H2O existente na mistura inicial.