Filtrar


Questões por página:
A respeito do protocolo de rotina para TC de seios da face, realizado em aparelho multidetector, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Os cortes devem iniciar 2 cm abaixo do palato duro. ( ) Os cortes devem ultrapassar os limites do seio frontal. ( ) Deve-se realizar um número aproximado de 20 cortes. ( ) Deve-se realizar um Scout OAD - oblíquo anterior direito.
Um adolescente de 17 anos, usuário de crack há 2 anos, está internado há 3 dias com um quadro de doença pulmonar intersticial. Diante do paciente bastante dispneico, pálido e emagrecido, o médico solicitou uma TC de Tórax para avaliação de doença pulmonar difusa. Como os primeiros exames foram inconclusivos, para ajudar na análise de dúvidas no segmento posterior, o profissional das técnicas radiológicas deve tomar imagens em decúbito
Atualmente, a RM vem sendo cada vez mais solicitada para o estudo das patologias osteoarticulares, sendo capaz de demonstrar anomalias ósseas como osteomielite e processos infiltrativos da medula óssea mais precocemente do que os demais métodos de imagem, mostrando-se, ainda, bastante superior à radiologia convencional e à TC no estudo das anomalias de partes moles, graças à sua excelente resolução de contraste.
Imagem associada para resolução da questão
Observe a imagem e assinale a alternativa correspondente
“Principal exame na fase mais aguda (primeiras horas) do AVCH; o único que pode diferenciar se estamos diante de um AVC isquêmico ou hemorrágico e, ainda, avaliar o tamanho e o local do sangramento, ou a necessidade de cirurgia de urgência.” Trata-se de:

A cardiopatia congênita pode ser diagnosticada na idade adulta e em alguns casos pode estar associada a shunts direito-esquerda (Eisenmenger). No entanto, é necessário investir no diagnóstico precoce para que se consiga êxito na correção quando o shunt ainda é esquerdo-direita.

Qual o tipo de comunicação cavitária de difícil diagnóstico pelo ecocardiograma transtorácico e que a tomografia multislice ou a ressonância magnética podem auxiliar no diagnóstico precoce?