Filtrar
360 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 72
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
Desde o início da pandemia do COVID - 19 (coronavírus) e, consequentemente a adoção das medidas mais rígidas de distanciamento social, um dos setores mais afetado é o educacional. Como instituição constituída de aglomerações de sujeitos aprendentes, a suspensão das aulas presenciais suscitou grandes desafios educativos e sociais às escolas que, consequentemente, demandou mudanças quanto ao uso e potencialização das inovações produzidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das competências mediáticas nas escolas. As escolas tiveram que se adequar e revestirem de esforços na transição do ensino presencial para o "ensino remoto", em função do regime emergencial. Enfim, gerou uma "metamoforse educativa" pós-coronavírus: uma leitura com as tecnologias e a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados (EAS), de autoria do professor italiano Pier Cesare Rivoltella (2013), como solução admissível no diálogo das escolas com as tecnologias através das práticas pedagógicas.
Sousa, G. R. de, Borges, E. M., & Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar,5(1),146-169. https://doi.org/10.29378/plurais.2447- 9373.2020.v5.n1.146-169.
A partir do fragmento textual apresentado e a metodologia de ensino à luz dos Episódio de Aprendizagem Situados (EAS) como contribuição necessária de renovação educativa, tecnológica e crítica, avalie as afirmações a seguir.
I. A EAS pode contribuir no processo necessário de renovação educativa, tecnológica e crítica. II. A metodologia da EAS pode contribuir para a mobilização da relação entre contextos, conhecimentos formais e informais em prol de compartilhamento e desenvolvimento de habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas na relação entre educação e tecnologias via didática. III. Na metodologia dos EAS, as aulas são desenvolvidas em três momentos/elementos: momento preparatório/prévio; momento operatório/operativo e momento reestaurador. IV. Os preceitos da metodologia dos EAS possibilitam aos alunos um agir competente com as tecnologias dentro e fora da escola. Nesse agir, eles mobilizam, compartilham conhecimentos, habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas. V. Sob o ponto de vista da neurociência cognitiva, da neurodidática e da bioeducação, o conceito de EAS potencializa os cenários básicos de aprendizagem humana, entre eles o das raízes enativas, na centralidade da orientação do professor (assumindo a situação didática, sua regulação e entendimento).
É correto o que se afirma em:
Sousa, G. R. de, Borges, E. M., & Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar,5(1),146-169. https://doi.org/10.29378/plurais.2447- 9373.2020.v5.n1.146-169.
A partir do fragmento textual apresentado e a metodologia de ensino à luz dos Episódio de Aprendizagem Situados (EAS) como contribuição necessária de renovação educativa, tecnológica e crítica, avalie as afirmações a seguir.
I. A EAS pode contribuir no processo necessário de renovação educativa, tecnológica e crítica. II. A metodologia da EAS pode contribuir para a mobilização da relação entre contextos, conhecimentos formais e informais em prol de compartilhamento e desenvolvimento de habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas na relação entre educação e tecnologias via didática. III. Na metodologia dos EAS, as aulas são desenvolvidas em três momentos/elementos: momento preparatório/prévio; momento operatório/operativo e momento reestaurador. IV. Os preceitos da metodologia dos EAS possibilitam aos alunos um agir competente com as tecnologias dentro e fora da escola. Nesse agir, eles mobilizam, compartilham conhecimentos, habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas. V. Sob o ponto de vista da neurociência cognitiva, da neurodidática e da bioeducação, o conceito de EAS potencializa os cenários básicos de aprendizagem humana, entre eles o das raízes enativas, na centralidade da orientação do professor (assumindo a situação didática, sua regulação e entendimento).
É correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Disciplina:
Pedagogia
As transformações pelas quais a sociedade contemporânea tem passado são inúmeras e intensas. Atualmente, o consumo, a comunicação e o acesso à informação estão disponíveis na palma da mão e podem ser feitos, por exemplo, através de aplicativos. É nesse contexto que está inserida a Educação 5.0, que possui entre suas características:
1. A instalação dos primeiros laboratórios de informática e da rede de internet nas escolas, o que faz com que ganhe destaque o conceito de big data nos currículos escolares.
2. A construção de um currículo disciplinar, linear e que possua um fim em si mesmo, elaborado a partir do protagonismo docente e descontextualizado da vida real.
3. O currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais estão entrelaçados em favor de objetivos maiores, que vão além do conhecimento cognitivo, mas também do socioemocional, contribuindo para a formação e o fortalecimento das soft skills.
4. As metodologias ativas, que têm como pilar as tecnologias digitais, que possibilitam a personalização da aprendizagem. Um processo complexo, mas cada vez mais necessário para conhecer o estudante: mapear seu perfil, acolher com afetividade e aproximar-se de seu universo.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
1. A instalação dos primeiros laboratórios de informática e da rede de internet nas escolas, o que faz com que ganhe destaque o conceito de big data nos currículos escolares.
2. A construção de um currículo disciplinar, linear e que possua um fim em si mesmo, elaborado a partir do protagonismo docente e descontextualizado da vida real.
3. O currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais estão entrelaçados em favor de objetivos maiores, que vão além do conhecimento cognitivo, mas também do socioemocional, contribuindo para a formação e o fortalecimento das soft skills.
4. As metodologias ativas, que têm como pilar as tecnologias digitais, que possibilitam a personalização da aprendizagem. Um processo complexo, mas cada vez mais necessário para conhecer o estudante: mapear seu perfil, acolher com afetividade e aproximar-se de seu universo.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Concurso:
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Disciplina:
Pedagogia
Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) explicitam os principais princípios a serem seguidos para o bom uso da tecnologia em sala de aula. Assim, segundo os autores, boas práticas que envolvam tecnologia são aquelas que:
I. Desenvolvem o espírito competitivo e o individualismo entre os alunos, visto que a aprendizagem torna-se mais efetiva e envolvente quando os alunos possuem metas e objetivos a serem alcançados.
II. Utilizam técnicas ativas de aprendizado, já que um estudante não aprende apenas ouvindo o professor, memorizando e respondendo exercícios; ele deve também falar a respeito do que tem aprendido, refletir sobre o tópico e fazer relações com sua própria experiência.
III. Permitem feedbacks frequentes, pois estar ciente de suas habilidades e deficiências é importante para concentrar esforços; assim, os alunos precisam de feedback constante sobre seu desempenho, de modo que possam refletir sobre o que aprenderam e o que ainda precisam aprender.
IV. Respeitam os diversos talentos e formas de aprendizagem, porque os alunos precisam de oportunidades para utilizar seus talentos e aprender como fazê-lo de forma eficiente.
Quais estão corretas?
I. Desenvolvem o espírito competitivo e o individualismo entre os alunos, visto que a aprendizagem torna-se mais efetiva e envolvente quando os alunos possuem metas e objetivos a serem alcançados.
II. Utilizam técnicas ativas de aprendizado, já que um estudante não aprende apenas ouvindo o professor, memorizando e respondendo exercícios; ele deve também falar a respeito do que tem aprendido, refletir sobre o tópico e fazer relações com sua própria experiência.
III. Permitem feedbacks frequentes, pois estar ciente de suas habilidades e deficiências é importante para concentrar esforços; assim, os alunos precisam de feedback constante sobre seu desempenho, de modo que possam refletir sobre o que aprenderam e o que ainda precisam aprender.
IV. Respeitam os diversos talentos e formas de aprendizagem, porque os alunos precisam de oportunidades para utilizar seus talentos e aprender como fazê-lo de forma eficiente.
Quais estão corretas?
Um Agente de Suporte de uma Secretaria da Educação explica para seus colegas de equipe, corretamente, que o Google Sala de Aula
A gamificação pode ser uma técnica de ensino aliada a uma prática pedagógica conectada com as novas tecnologias da informação e comunicação. Acerca dessa técnica, analise as afirmativas abaixo:
I. É uma técnica que apropria-se de estratégias e elementos do universo dos jogos, adaptando-os ao contexto da sala de aula.
II. Possibilita tornar o conhecimento mais atrativo, estimulando a competitividade, a socialização, e o prazer da recompensa.
III. É um recurso que promove o aumento do engajamento dos alunos, incentivando a superação de obstáculos, o espírito colaborativo e a capacidade de enfrentar desafios.
Está correto o que se afirma em: