Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Ministério da Educação, a educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação:

1. De jovens e adultos. 2. Infantil. 3. Profissional técnica de nível médio. 4. Superior.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, exceto:
De acordo com Moran (2004), antes o professor se restringia ao espaço da sala de aula. Agora, na sociedade da tecnologia da informação e comunicação precisa
A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas, como objeto de aprendizagem, requer atenção especial e não pode mais ser um fator negligenciado pelas escolas. Nesse aspecto, o professor pode utilizar as TIC como elemento mediador de sua prática educativa, empregando esses recursos, a partir de uma perspectiva significativa e transformadora do processo ensino-aprendizagem. Diante dessa afirmativa, analise as afirmativas a seguir:
I - É necessário que a escola tenha disponível recursos suficientes que venham contribuir e auxiliar os professores no processo ensino-aprendizagem, visto que as mídias tecnológicas dinamizam o ensino quando utilizadas como ferramentas pedagógicas na educação.
II - A capacitação dos professores no processo do ensino, com a implantação das TIC, torna-se essencial para que suas práticas sejam planejadas, utilizando os aparelhos tecnológicos como ferramentas de apoio nas aulas.
III - O trabalho pedagógico com o uso de recursos das TIC deve ser desempenhado, prioritariamente, por um professor especialista em tecnologias e mídias digitais, de modo que a escola esteja em consonância com essa tendência educativa.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A essência da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões próprias a sua realidade, fundando-se na sua temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de Ciência e Tecnologia disponível na Sociedade e nos Movimentos Sociais em defesa de projetos que associem as soluções por essas questões à qualidade social da vida coletiva no país (MEC,2002, p.37). Nesse sentido, não é correto afirmar que