Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 1046 de 1.150
Questões por página:
Leia o fragmento abaixo.
A liderança do Gestor é, sem dúvida, uma característica essencial, porém isoladamente não basta. Faz-se necessário pôr a sua disposição e de sua equipe um conjunto de ferramentas gerenciais que permitam dirigir a escola de forma estruturada. Essa estrutura deverá garantir que missão, objetivos, metas, estratégias, planos de ação e métricas estejam todos alinhados e claramente definidos, em todos os níveis da organização, de modo que todos possam, com clareza, compreender o seu papel e contribuir objetivamente para a consecução dos resultados esperados, para que sejam medidos, avaliados e recompensados.
Modelo de gestão: tecnologia empresarial socioeducacional (TESE): uma nova escola para juventude brasileira: escolas de ensino médio em tempo integral. Recife: ICE,2007.
O ciclo PDCA é um dos métodos de gestão que visam controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. A esse respeito, é correto afirmar que
Leia o texto abaixo.
Há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos. É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele, estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e cultural. Não se trata de mera justaposição das referidas dimensões, mas, sim, da aceitação de suas múltiplas implicações e relações.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U.,1992.
Diante do exposto, conforme Mizukami (1992), o fenômeno educativo pode ser concebido de várias formas. Uma mesma situação pode ser tratada de forma diferente conforme a abordagem. Em relação às abordagens tradicional e comportamentalista, respectivamente, é correto afirmar que
Leia o texto abaixo.
Nas organizações educativas, a liderança tem vindo a assumir um papel de crescente relevo e a ser apontada como uma das chaves para a mudança dos sistemas educativos e das organizações escolares no sentido de as tornar mais eficazes e de aumentar os seus níveis de qualidade.
TRIGO, João Ribeiro et COSTA, Jorge Adelino, p.562,2008.
Quanto ao potencial da Direção por Valores, no que concerne à aplicação para a organização escolar, é correto afirmar que