Questões de Concurso
Filtrar
5.743 Questões de concurso encontradas
Página 106 de 1.149
Questões por página:
A concepção de avaliação presente no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) coaduna-se com uma perspectiva de aprendizagem processual, contínua, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na:
I. Investigação contínua do professor sobre as aprendizagens.
II. Reflexão sobre a mediação pedagógica do professor.
III. Classificação e aprovação/retenção dos estudantes.
IV. Promoção da aprendizagem dos alunos.
O processo de ensino não é uma simples variante do processo de comunicação, uma vez que implica informações sistematizadas e estruturadas com intenção de produzir aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho da escola (e particularmente do docente) deve ser direcionado para o ensino intencional, objetivando prioritariamente:
No início da década de 30 do século passado, configurou-se no Brasil um movimento de educadores, cuja atuação foi importante na formulação da política educacional brasileira, na legislação e na prática escolar. Adeptos desse movimento educacional, como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Carneiro Leão, dentre outros, lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, cujo conteúdo:
Entre vários importantes nomes de educadores nacionais, destaca-se o de Paulo Freire, que tem suas contribuições educacionais reconhecidas internacionalmente. Paulo Freire descobriu que o "vovô absolutamente não viu o ovo", nem a "vovó viu a ave coisa nenhuma", mas, ao contrário – com certeza –, o pedreiro viu a pedra; a cozinheira, o feijão: o lavrador, a enxada, a soja e o trigo.
(BOAL, Augusto. Paulo Freire, meu último pai. Pátio – Revista Pedagógica. Porto Alegre: ago/out.1997, p.50)Partindo da ideia implícita no texto, pode-se afirmar que NÃO faz parte da concepção de educação de Paulo Freire:
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Vivemos em um tipo de sociedade que costuma ser chamada de __________, porque nossa vida social se organiza em torno da __________. No dia-a-dia dos cidadãos, as práticas de __________ estão presentes em todos os espaços, a todo o momento, cumprindo diferentes funções.