Questões de Concurso
Filtrar
4.538 Questões de concurso encontradas
Página 107 de 908
Questões por página:
A transferência escolar é um procedimento que permite ao estudante mudar de instituição no meio de um ano letivo ou ao final dele. Pode ser realizado em qualquer etapa do ensino e entre a rede pública e a privada. Sobre esse processo, considere as assertivas abaixo.
I. A digitalização de documentos não é importante apenas para simplificar os processos de transferência escolar, mas também porque traz praticidade para o cotidiano da instituição como um todo.
II. Tanto para receber um estudante transferido como para liberá-lo para outra instituição, é necessário receber e emitir alguns documentos. Solicitá-los com antecedência é uma atitude básica para que o processo seja feito com rapidez.
III. Solicitar a declaração de conclusão é a primeira coisa a ser feita, visto que atesta que o estudante concluiu o ano vigente, e substitui o histórico escolar.
Estão corretos os itens:
I. O fracasso escolar é compreendido como resultado de múltiplos fatores, incluindo desigualdades socioeconômicas, práticas pedagógicas inadequadas e falta de políticas públicas efetivas.
II. As abordagens atuais enfatizam que o fracasso escolar está diretamente relacionado à incapacidade cognitiva individual dos estudantes.
III. A relação entre escola, família e comunidade é apontada como fundamental para a superação do fracasso escolar, promovendo ações integradas e contextualizadas.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
I. Participação de todos: profissionais de educação, alunos e comunidade, na concepção, elaboração, execução e avaliação.
II. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
III. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.
Estão CORRETAS: