Filtrar


Questões por página:

Didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender; entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber ensinável mediante as circunstâncias e os momentos; entre as atuais formas de relação com o saber e as novas formas possíveis de reconstruí-las.


Pimenta et al.2013, p.150.


Nessa perspectiva, é correto afirmar que o ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve estar focado

Por meio da Lei n.° 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica.

Leia o texto abaixo.


O historiador deve estar à procura constante e regular de fontes que viabilizem o seu contato com as experiências que já se consumaram ao longo do tempo. Fora desse tipo de ação, a pesquisa histórica fica sujeita à produção de suposições e julgamentos que fogem ao compromisso do historiador em conferir voz ao tempo que ele observa e pesquisa. Sendo assim, as fontes históricas aparecem como elementos de suma importância em tal caminhada.

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-fontes-historicas.htm> . Acesso em: 20 jan.2016. Fragmento.


Com base nesse texto, sobre o trabalho dos historiadores com as fontes, constata-se que

Leia o texto abaixo.


A construção do conceito de tempo histórico e abstrato representa o ponto final da descontextualização dos instrumentos de medição [...]. É necessário que haja antes todo um trabalho de aprendizagem, caminhando para esse entendimento altamente generalizado. É preciso que as atividades escolares favoreçam a compreensão da noção de tempo em suas variadas dimensões, ou seja, o tempo natural cíclico, o tempo biológico, o tempo psicológico [...].

Disponível em:<http://migre.me/ty4qG> . Acesso em: 15 abr.2015. Fragmento.


De acordo com esse texto, a importância do tempo no ensino de História é explicada pela

Leia o texto abaixo.


“Pela experiência com os professores, ao ouvir seus testemunhos, ao observar suas práticas, é possível perceber que seus questionamentos giram em torno de “estratégias” ou “procedimentos” que devem adotar para fazer com que seus alunos se interessem por suas aulas, para conseguir disciplina nas turmas, para garantir autoridade em sala de aula, para convencer os alunos da importância da Geografia para suas vidas. Ou seja, os professores de Geografia estão, frequentemente, preocupados em encontrar caminhos para propiciar o interesse coletivo dos alunos, aproximando os temas da espacialidade local e global dos temas da espacialidade vivida no cotidiano”.

(CAVALCANTI, Lana. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010).


Diante do exposto no texto acima, podemos apontar como uma estratégia ou procedimento que dá ao aluno (a) mais sentido em aprender a geografia: