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Questões por página:

Relacione, corretamente, as abordagens metodológicas apresentadas a seguir com suas respectivas características, numerando os parêntese abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Demonstração

2. Aula de campo

3. Desenvolvimento de projeto

( ) De modo geral acontece a partir da seleção do problema a ser investigado; elaboração do plano de trabalho, execução do plano elaborado, análise e apresentação dos resultados.

( ) Necessita, inicialmente, do reconhecimento prévio do local, elaboração do roteiro de trabalho, organização dos grupos, autorização dos responsáveis e da direção da escola e organização do transporte.

( ) Possibilita que todos vejam o mesmo fenômeno simultaneamente. Sua utilização é justificada pela economia de tempo e disponibilidade limitada de material.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:


I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.


Está correto somente o que se afirma em

Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
"A deficiência intelectual não é uma condição estática, nem um traço pessoal, não podendo ser vista somente pelos impedimentos. Ela deve ser compreendida dentro de uma abordagem ecológica que considere o funcionamento da pessoa na interação com o mundo em que vive, observando as oportunidades e o apoio recebidos ao longo da vida." CAVALCANTE. Tícia Cassiany Ferro. Pensando a alfabetização da pessoa com deficiência intelectual Disponível em: http://www.serdigital.com.br. Acesso em 14/05/2018.
Sobre a terminalidade específica assinale a alternativa correta: