Filtrar


Questões por página:
A competência de conhecer o plano curricular da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e dominar os conteúdos e metodologia de ensino de Matemática, Ciências, História, Geografia e outros conteúdos que integram o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreende as habilidades que devem ser desenvolvidas pelo professor, entre elas: I. Conhece a estrutura e organização curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, sua abordagem e seus objetivos. II. Utiliza uma metodologia adequada ao ensino de matemática e dos outros conteúdos dos anos iniciais III. Desenvolve atividades para que os alunos raciocinem, trabalhem com dados e se comuniquem matematicamente para resolver problemas. IV. Domina especificamente o conteúdo das relações grafo-fonêmicas que devem ser explorados sistematicamente. Estão corretos os itens:
A respeito das habilidades desenvolvidas pelo professor, analise as seguintes afirmações: I. Oriente as decisões e ações ao ensino, currículo, avaliação, organização da sala de aula e relacionamento com os alunos. II. Adequa suas atividades no relacionamento com os alunos de acordo com os estágios de desenvolvimento da criança. III. Associa os avanços esperados na aprendizagem do aluno ao seu desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo. IV. Identifica como a visão de mundo, experiências, talentos pessoais, conhecimentos anteriores e o contexto familiar estão associados a exclusão social. Assinale a alternativa correta:
Evidenciar o caráter interdisciplinar do componente curricular, possibilita o desenvolvimento das habilidades de forma coletiva na escola. Os instrumentos de registro dos resultados obtidos pelos alunos nas atividades de seu componente curricular, desenvolvidos nos projetos interdisciplinares, promovem a avaliação contínua e, caso necessário, redirecionam as __________________________. Assinale a alternativa que complete de maneira fidedigna a lacuna:

A respeito das boas práticas dos professores com enfoque pedagógico implementadas, objetivando bons resultados na aprendizagem e nas avaliações dos alunos, analise as seguintes afirmações e dê valores de Verdadeiro (V) e Falso (F) a seguir:

( ) Planejamento de Ensino – garantir o planejamento de ensino com aulas significativas, contextualizadas na metodologia e técnica de ensino em consonância com as capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas pelos alunos.

( ) Ensino e Avaliação da Aprendizagem – garantir a formação integral dos alunos através do desenvolvimento dos conhecimentos, das competências e habilidades de valores e atitudes, considerando as avaliações internas e externas de forma a assegurar a evolução e o crescimento dos alunos e o alcance das metas de proficiência da escola.

( ) Gestão de Sala de Aula – Garantir um clima de acolhimento, de respeito e colaboração entre professor e alunos no desenvolvimento do processo pedagógico.

( ) Engajamento dos pais e da comunidade – Envolver os pais e a comunidade na aprendizagem dos alunos, no sentido de avaliar as atividades planejadas.

( ) Engajamento com a equipe da escola e desenvolvimento profissional – Participar ativamente do desenvolvimento de uma equipe pedagógica alinhada com os objetivos do Projeto Político Pedagógico da escola.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

O planejamento estratégico da integração vem da operacionalização do trabalho integrado, identificando formas pelas quais os itens de conteúdo podem articular-se aos temas transversais para o trabalho com as competências planejadas. É importante que o ensino integrado não fique limitado ao planejamento de atividades extracurriculares, mas que seja incorporado e que trabalhe com áreas de integração curricular. Nesse sentido, é importante considerar:

I. O professor e sua responsabilidade na direção do processo de ensino aprendizagem, refletida nos desafios e responsabilidades.

II. A prática pedagógica globalizadora como possibilidade de um trabalho integrado em sala de aula, planejando uma ação interdisciplinar de modo a superar a compartimentação dos conteúdos escolares.

III. A intensão educativa e a intervenção pedagógica como processos fechados e estáticos, decidindo e orientando as escolhas e decisões do professor.

IV. A criação de situações de aprendizagem significativas nas situações de ensino e aprendizagem para estabelecer critérios que ajudem definir o que são boas situações de aprendizagem e saber como desencadeá-las.

Estão corretos apenas os itens: