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A articulação entre família e escola é um pilar para o desenvolvimento integral da criança. No contexto do trabalho do Pedagogo Social, essa relação é um objeto de intervenção constante, visando fortalecer os vínculos e a corresponsabilidade no processo educativo. Acerca das estratégias para fortalecer essa relação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) Promover reuniões e eventos que vão além da entrega de boletins, criando espaços de diálogo, escuta e construção conjunta sobre o projeto pedagógico e os desafios do cotidiano.
(__) Limitar a participação da família ao espaço escolar, evitando a realização de visitas domiciliares por considerar que o ambiente doméstico é de natureza estritamente privada.
(__) Utilizar uma comunicação clara e acolhedora, que valorize os saberes da família e a reconheça como parceira fundamental no processo educativo da criança.
(__) Convidar as famílias a participar de atividades na escola, como oficinas, festas e projetos, de modo a integrá-las à comunidade escolar e fortalecer o sentimento de pertencimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções que refletiram os projetos políticos de cada período. Durante o regime militar (1964-1985), a educação foi orientada por uma perspectiva tecnicista. Sobre as características da pedagogia tecnicista, analise as afirmativas a seguir:
I. Priorizava a formação de mão de obra qualificada para atender às necessidades do modelo econômico desenvolvimentista, enfatizando o ensino técnico e profissionalizante.
II. O processo educativo era centrado na figura do professor como um especialista que aplica um conjunto de técnicas para garantir a eficiência e a produtividade do ensino.
III. Valorizava o debate político e a reflexão crítica sobre a realidade social em sala de aula, incentivando a organização dos estudantes em entidades representativas.
Está correto o que se afirma em: