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Segundo o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, os “[…] cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação” se referem à:
É, necessariamente, o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
As evoluções ocorridas no contexto social demandam desafios cada vez mais exigentes às instituições escolares para a formação dos alunos, o que consequentemente, repercute na formação básica, complementar ou continuada dos docentes, tornando-as mais complexas e requerentes de redefinições da profissionalidade docente, fundamentada no desenvolvimento das competências e na construção da identidade profissional.

Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c73 5bc84-d79f-4e7a-9ef3- 51415c94f684/CONSTITUI%C3%87%C3%8 3O%20DOCENTE%20FORMA%C3%87%C 3%83O, %20IDENTIDADE%20E%20PROFE SSORALIDADE.pdf. Acesso em: 3 abr.2024.


Na perspectiva das ideias do fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir:

I. A formação docente tem início no momento de ingresso na escola como aprendente e estende-se por toda a vida escolar.

II. A construção da identidade docente incorpora crenças, valores e saberes adquiridos em interação social.

III. Ser professor constitui-se pela articulação da formação, da construção da identidade e da profissionalização.

É CORRETO o que se afirma em:
As Metodologias Ativas no âmbito educacional referem-se às técnicas e abordagens de ensino que envolve o aluno no processo de aprendizagem através de estratégias didáticaspedagógicas inovadoras, criativas, colaborativas e estimuladoras; colocando o aluno na centralidade do processo como protagonista e coautores de seu conhecimento.

LASAKOSWITSCK, Ronaldo. Dez metodologias ativas de aprendizagem: ativa, inovativa, criativa e colaborativa [livro eletrônico]. São Paulo: Editora Dialética,2024

Acerca do tema apresentado sobre metodologias ativas e os diferentes tipos presentes no processo de ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:

I. Aprendizagem Baseada em problemas.
II. Aprendizagem em Equipe ou Aprendizagem por Times (TBL).
III. Aprendizagem Mecânica.
IV.Gamificação.
V. Word Café.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como documento norteador da organização do trabalho escolar, pode constituir-se como instrumento gerador de mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem ao tornar o instituído e o instituinte como elementos indissociáveis na perspectiva de uma gestão democrática. O que implica, em sua elaboração pautar-se pelos pressupostos norteadores filosófico/sociológico, epistemológico e didático/metodológico.

PASSOS, I. A. V.; RESENDE, L. M. G. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. In: Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas: SP: Papirus,2013. (adaptado)

Na perspectiva do texto acima sobre os pressupostos norteadores do PPP, avalie as afirmações a seguir:

I. Pautada no pressuposto filosófico/sociológico, o PPP em sua construção deve considerar a educação como compromisso do poder público para com a população, com vistas à formação do cidadão participativo.

II. Em sua elaboração, com base no pressuposto epistemológico, o PPP deve levar em consideração que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, portanto deve pautar-se, sobretudo, na socialização e na democratização do saber.

III. Pautado no pressuposto didático/metodológico, o PPP em sua estruturação e sistematização do processo de ensino e aprendizagem precisa favorecer o aluno na elaboração crítica dos conteúdos por meio de técnicas de ensino e pesquisa que valorizem as relações solidarias e democráticas.


É CORRETO o que se afirma em: