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De acordo com pesquisadores do campo educacional, qual é o objeto central de estudo da didática?
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os temas contemporâneos transversais na educação brasileira. ( ) A inclusão de temas como diversidade étnico- -racial e direitos humanos no currículo escolar contribui para a formação cidadã e o combate à discriminação.

( ) A sustentabilidade é um tema transversal que deve ser tratado apenas nas disciplinas de ciências naturais, não sendo relevante para áreas como artes ou história.
( ) A incorporação de tecnologias digitais no ambiente escolar deve considerar aspectos éticos, de acessibilidade e de formação docente.
( ) O combate à violência nas escolas envolve ações pedagógicas, políticas de convivência e articulação com a comunidade escolar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo relacionadas à metodologia do ensino de História.
1. Deve ser incentivado o uso de fontes históricas como estratégia de ensino, pois tem grande importância para a compreensão do contexto histórico.
2. Analisar documentos, imagens, utensílios e escutar relatos orais, ajudam no desenvolvimento de uma consciência crítica.
3. Os debates e discussões permitem que os alunos expressem suas opiniões e desenvolvam habilidades, ajudando no entendimento de diferentes perspectivas sobre um fato histórico.
4. Não se deve incorporar às aulas jogos, dramatizações e simulações de eventos históricos, pois tiram os estudantes do alvo principal que é desenvolver uma consciência crítica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A expressão cultura corporal se viu consagrada ao ser adotada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1999).
Analise as afirmativas abaixo com base no tema “Cultura Corporal”.
1. A incorporação do conceito de cultura corporal pela Educação Física deu-se sob a égide das teorias não críticas.
2. O termo inaugurou e realçou uma nova função social da Educação Física contraposta ao ensino tradicional.
3. O diálogo cada vez mais intenso com as ciências humanas desestabilizou os alicerces biologicistas e levou a Educação Física a adotar uma compreensão do movimentar-se humano como fenômeno histórico-cultural.
4. Em textos oficiais, a expressão foi empregada pela primeira vez em 1969, com a publicação do documento Contribuição ao Debate do Currículo em Educação Física: uma proposta para a escola pública.
5. A expressão cultura corporal emergiu, num contexto sociopolítico bastante específico, numa conjuntura de crítica à esportivização hegemônica na Educação Física brasileira.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Um dos grandes entraves ao se discutir as abordagens da Educação Física são as disputas pela hegemonia e superioridade de uma em relação à outra” (ALVES,2014).
“Fundamenta seu escopo na vida em movimento das crianças e na concepção do esporte do movimento corporal construída através dos tempos pelas sociedades. O enfoque acontece pela possibilidade coletiva de decisões do que se refere ao planejamento e aos tópicos como: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação numa ampla compreensão dos professores dos alunos sobre os significados e sentidos da aula”.
O conceito acima refere-se a qual abordagem da Educação Física?