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Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.
A luta contra o racismo vem proporcionando a discussão de temas significativos sobre a questão racial no Brasil, mostrando a resistência dos africanos e seus descendentes, que, embora não tenham conseguido manter vivas suas tradições culturais, resistiram ao regime de escravidão.
Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.
Entende-se sexismo como discriminação ou tratamento desigual dispensado a determinado gênero ou identidade sexual, e a mobilização contra esse fenômeno deve refletir-se em aspectos sociais como o direito e a linguagem.
Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.
Diante do quadro populacional do país, cabe afirmar a necessidade de pensar as diretrizes para a educação quilombola, o que não significa o afastamento de um debate amplo sobre a educação da população negra, que apresenta índices de escolaridade semelhantes ao da população branca.
Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.
Um currículo que contemple a efetivação de uma pedagogia que respeite as diferenças deve tratar a questão racial como conteúdo inter e multidisciplinar em períodos específicos do ano letivo, estabelecendo um diálogo pontual entre o tema étnico-racial e os demais conteúdos trabalhados na escola.
Em relação à metodologia de ensino da língua portuguesa, sua organização didático-pedagógica e implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue o item a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente de língua portuguesa e com o currículo de língua portuguesa de Sergipe.
O currículo de língua portuguesa de Sergipe alinha-se aos objetivos formulados na BNCC no que se refere ao respeito à individualidade do aprendiz nas inúmeras particularidades e pluralidades que se materializam no cotidiano da sala de aula, inclusive no que concerne à cultura local e regional.