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A educação brasileira contempla a educação básica e a educação superior. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A escola deve trabalhar com educação inclusiva. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,

Nos Fundamentos da Educação, um dos estudos perpassa pela epistemologia inatista. Nela, o seu pressuposto é que as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas por ocasião do nascimento. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

Os estudos de gênero, diversidade étnico-racial e inclusão são temas centrais para a promoção de uma educação mais equitativa e reflexiva. Sobre o tratamento e a abordagem desses temas nas escolas, analise as assertivas abaixo:

I. A educação brasileira deve proporcionar oportunidades equitativas para todos os estudantes, garantindo que aspectos como gênero e sexualidade não sejam barreiras para o acesso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico, valorizando as múltiplas identidades presentes no ambiente escolar.
II. O currículo escolar pode contemplar a diversidade étnico-racial, abordando as contribuições das culturas indígenas e africanas no Brasil, e sua aplicação pode variar conforme o planejamento pedagógico de cada instituição, considerando diferentes formas de abordagem do tema.
III. A BNCC e a legislação educacional brasileira reconhecem a importância de promover a inclusão de alunos com deficiência, destacando a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas, bem como a promoção de um ambiente de aprendizado que respeite a diversidade de todos os alunos.
IV. A abordagem de questões relacionadas à diversidade étnico-racial e de gênero nas escolas pode ocorrer com a realização de eventos específicos ou datas comemorativas, sem a necessidade ser incorporada nas práticas pedagógicas de forma contínua.
V. A legislação brasileira incentiva a educação para a diversidade de forma a garantir que todas as diferenças sejam respeitadas, promovendo o combate ao preconceito e à discriminação, além de garantir a criação de um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos os alunos, independentemente de sua raça, etnia, gênero ou deficiência.

Quais estão corretas?
O comportamento ético e profissional de um educador é essencial para garantir uma educação de qualidade. De acordo com as diretrizes educacionais, são práticas compatíveis com os princípios éticos e profissionais que norteiam a atuação docente:

I. Estabelecer critérios de agrupamento de alunos por níveis de proficiência, com o objetivo de otimizar a alocação de recursos pedagógicos e garantir equidade na distribuição de oportunidades.
. Implementar um sistema de avaliação formativa baseado em características multidimensionais, que integrem autoavaliação, processos colaborativos e análise crítica de portfólios, priorizando o processo de aprendizagem sobre resultados quantitativos.
III. Assumir uma postura em sala de aula que limite a forma dos alunos para expressar suas opiniões e crie um ambiente onde o diálogo e a troca de ideias são restringidos, por conta de priorizar o conteúdo.
IV. Utilizar métodos pedagógicos atualizados, com as novas metodologias e estratégias de ensino, buscando atender todas necessidades contemporâneas dos alunos.
V. Promover debates sobre conflitos éticos contemporâneos, por exemplo mudanças climáticas, discriminação algorítmica sem seu posicionamento explícito, para evitar doutrinação e garantir neutralidade axiológica.

Quais estão corretas?