Filtrar


Questões por página:

À luz da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n.º 13.146/2015), julgue o item subsequente.


Assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência é um dever das comunidades escolares, que devem implementar, acompanhar e avaliar um projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado.

À luz da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n.º 13.146/2015), julgue o item subsequente.


É obrigação legal das instituições públicas ou privadas de ensino superior e de educação profissional prestar atendimento preferencial para as pessoas com deficiência, por meio de tecnologias assistidas, disponibilização de provas em formatos acessíveis, recursos de acessibilidade e dilação de tempo para realização de provas e outras atividades acadêmicas, independentemente de solicitação prévia.

A abordagem Pikler-Loczy propõe práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da atividade autônoma e na comunicação emocional como pilares para o desenvolvimento infantil. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A abordagem Pikler-Loczy trata a criança como objeto passivo e considera a criança, como sujeito passivo, durante o desenvolvimento do processo de cuidado e educação, mas com respeito às necessidades e às iniciativas das crianças.
(__) A comunicação emocional entre o adulto e a criança é central para o desenvolvimento da personalidade infantil.
(__) A autonomia da criança é promovida por meio de atividades livres, sem intervenções diretas do adulto.
(__) A mediação do adulto é fundamental para criar as condições que permitem à criança ser sujeito de sua própria aprendizagem.

A sequência está correta em:
O paradigma da infância se modificou ao longo das décadas, reconhecendo as crianças como sujeitos de direitos e participantes sociais. Considerando os novos paradigmas da infância, assinale a alternativa correta.
Considerando os tipos de tecnologia assistiva na educação inclusiva, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Software de comunicação alternativa.
(2) Leitores de tela.
(3) Software de reconhecimento de voz.

( ) Essas ferramentas convertem texto em voz ou em braille, permitindo que alunos com deficiência visual acessem informações digitais. Também fornecem informações auditivas sobre o conteúdo exibido na tela, garantindo a acessibilidade de documentos, sites, aplicativos e outros recursos digitais.
( ) Oferecem recursos para a comunicação de alunos com dificuldades na fala. Podem incluir símbolos gráficos, palavras, frases e sistemas de voz sintetizada para facilitar a expressão e a compreensão.
( ) Esses programas permitem que alunos com dificuldades de escrita ou mobilidade utilizem a fala como uma forma de entrada de texto, também possibilitando que os alunos realizem tarefas como digitar, escrever e enviar mensagens.