Questões de Concurso
Filtrar
5.743 Questões de concurso encontradas
Página 186 de 1.149
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Buriti dos Lopes - PI
Disciplina:
Pedagogia
Em uma proposta interdisciplinar, alunos do Ensino Fundamental II estudaram como reações químicas envolvidas em processos industriais podem gerar emissões atmosféricas que contribuem para problemas ambientais locais. Eles pesquisaram a composição dos gases liberados e os possíveis efeitos na saúde humana e na biodiversidade. Para consolidar esse aprendizado em um nível mais elevado, o que seria adequado?
Concurso:
Prefeitura de Buriti dos Lopes - PI
Disciplina:
Pedagogia
Um grupo de professores organizou um seminário sobre a anatomia do sistema endócrino, correlacionando-o às demandas fisiológicas do crescimento e ao metabolismo energético. Para envolver os alunos em análises mais complexas, decidiu-se discutir as conexões entre disfunções endócrinas e hábitos de vida contemporâneos. Qual proposta poderia elevar o nível de exigência reflexiva nesse tema?
Concurso:
Prefeitura de Buriti dos Lopes - PI
Disciplina:
Pedagogia
As concepções pedagógicas influenciam diretamente a prática docente e a organização do ensino. No contexto das tendências pedagógicas progressistas, é CORRETO afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Buriti dos Lopes - PI
Disciplina:
Pedagogia
O pensamento pedagógico moderno apresenta diferentes correntes teóricas que influenciam a prática escolar. O iluminismo, enquanto base da pedagogia moderna, fundamenta-se na ideia de uma educação que valoriza a (o):
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a incorporação de diversas fontes e linguagens no ensino de História, leia o fragmento a seguir.
O professor, no exercício cotidiano de seu ofício, incorpora noções, representações, linguagens do mundo vivido fora da escola, na família, no trabalho, nos espaços de lazer, na mídia, entre outros. De modo que, a formação do aluno/cidadão se inicia e processa ao longo de sua vida nos diversos espaços de vivência e mediante todas as linguagens, todos os veículos de materiais, fruto de múltiplas experiências culturais, tais como os meios de comunicação de massa, literatura, cinema, tradição oral, museus, entre outros.
Adaptado de GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Papirus, 2009, p.164.
Com base na perspectiva da autora, analise as afirmativas a seguir a respeito da incorporação de diferentes linguagens no campo do ensino de História.
I. Foi impulsionada pela “revolução documental” da primeira metade do século XX, ampliando e diversificando as fontes da História. II. Pressupõe que o docente de História reconheça a relação entre os saberes escolares e a vida social, incorporando-a em suas práticas de ensino e aprendizagem. III. Avalia a natureza narrativa dos discursos literário e histórico e explicita a parcialidade e o caráter ficcional de ambos, recorrendo à literatura para tornar o ensino mais prazeroso.
Está correto o que se afirma em
O professor, no exercício cotidiano de seu ofício, incorpora noções, representações, linguagens do mundo vivido fora da escola, na família, no trabalho, nos espaços de lazer, na mídia, entre outros. De modo que, a formação do aluno/cidadão se inicia e processa ao longo de sua vida nos diversos espaços de vivência e mediante todas as linguagens, todos os veículos de materiais, fruto de múltiplas experiências culturais, tais como os meios de comunicação de massa, literatura, cinema, tradição oral, museus, entre outros.
Adaptado de GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Papirus, 2009, p.164.
Com base na perspectiva da autora, analise as afirmativas a seguir a respeito da incorporação de diferentes linguagens no campo do ensino de História.
I. Foi impulsionada pela “revolução documental” da primeira metade do século XX, ampliando e diversificando as fontes da História. II. Pressupõe que o docente de História reconheça a relação entre os saberes escolares e a vida social, incorporando-a em suas práticas de ensino e aprendizagem. III. Avalia a natureza narrativa dos discursos literário e histórico e explicita a parcialidade e o caráter ficcional de ambos, recorrendo à literatura para tornar o ensino mais prazeroso.
Está correto o que se afirma em