Filtrar


Questões por página:
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo em relação aos conceitos e diretrizes que fundamentam a educação inclusiva.

Coluna 1 Conceitos
1. Educação Inclusiva
2. Atendimento Educacional Especializado
3. Acessibilidade
4. Formação de Professores
5. Adaptação Curricular

Coluna 2 Descrição
( ) Seu objetivo é que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente na escola regular, respeitando suas individualidades.
( ) Oferta de estratégias e recursos que oferecem suporte individualizado a alunos com deficiência.
( ) Modificações nos conteúdos e métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos.
( ) Capacitação contínua para educadores para que possam atender adequadamente à diversidade da sala de aula.
( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, dentre outros, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o papel do professor frente aos alunos com deficiência.

( ) Os professores devem adaptar suas metodologias de ensino para atender às necessidades dos alunos com deficiência.
( ) O papel do professor é apenas garantir o acesso dos alunos com deficiência na sala de aula.
( ) A inclusão de alunos com deficiência na educação regular promove a diversidade e a empatia.
( ) O trabalho em parceria exercido pelo professor com especialistas, como terapeutas e psicólogos, auxilia no suporte adequado aos alunos com deficiência.
( ) A metodologia de trabalho e as atividades em grupo devem ser evitadas pelos professores, ou a participação dos alunos com deficiência nessas atividades deve ser limitada para evitar conflitos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta de acordo com os princípios da educação inclusiva.
As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem.
Em relação à inclusão escolar de alunos surdos, é importante considerar que:
Considerando os saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A formação continuada dos educadores é essencial para que estejam preparados para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência.

( ) O uso de materiais e recursos adaptados deve ser restrito apenas aos alunos com deficiência, para garantir a equidade no ambiente escolar.

( ) A colaboração entre professores, famílias e especialistas é fundamental para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e significativas.

( ) As práticas inclusivas priorizam apenas a acessibilidade física dos ambientes escolares, sem considerar as barreiras atitudinais e pedagógicas.

( ) A avaliação no contexto inclusivo deve respeitar as especificidades de cada aluno, considerando as suas potencialidades e formas de aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.