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Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe a interação entre as diversas áreas do conhecimento como alternativa de eliminar a fragmentação e promover uma educação para a construção da cidadania. Nessa perspectiva, em se tratando de conhecimentos, uma prática docente mediada por projetos de trabalho é ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea.
Moura. D. P. Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora. Só Pedagogia.Virtuous Tecnologia da Informação,2008- 2021.Disponível em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogiadepr ojeros/index.php?pagina=2. Acesso em 26/03/2021.
Considerando os pressupostos e a importância dos projetos de trabalho, a metodologia do trabalho docente por projetos tem início a partir do momento que os alunos expressam suas ideias e conhecimentos sobre o problema em questão, ou seja, desperte o interesse por um "acontecimento” dentro ou fora da escola ou até mesmo pela estimulação do professor. A essa etapa inicial do projeto de trabalho, a alternativa correta é:
Moura. D. P. Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora. Só Pedagogia.Virtuous Tecnologia da Informação,2008- 2021.Disponível em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogiadepr ojeros/index.php?pagina=2. Acesso em 26/03/2021.
Considerando os pressupostos e a importância dos projetos de trabalho, a metodologia do trabalho docente por projetos tem início a partir do momento que os alunos expressam suas ideias e conhecimentos sobre o problema em questão, ou seja, desperte o interesse por um "acontecimento” dentro ou fora da escola ou até mesmo pela estimulação do professor. A essa etapa inicial do projeto de trabalho, a alternativa correta é:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
A docência é uma prática educativa, ou seja, uma forma de intervenção na realidade social por intermédio da educação. Essa intervenção está articulada às múltiplas dimensões de docência entre elas as seguintes dimensões: técnica, estética, política e ética.
RIOS. T. A. Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade,3 ed. São Paulo: Cortez,2002.
A esse respeito, é pertinente a afirmação apresentada por Rios (2002), ao explicitar que uma dessas dimensões diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
Esses princípios se referem a uma dimensão, cuja alternativa correta é:
RIOS. T. A. Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade,3 ed. São Paulo: Cortez,2002.
A esse respeito, é pertinente a afirmação apresentada por Rios (2002), ao explicitar que uma dessas dimensões diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
Esses princípios se referem a uma dimensão, cuja alternativa correta é:
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Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
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Para os autores citados no Texto 04, a escola estará desenvolvendo seu papel em relação à leitura, se – dentre outras coisas – não deixar de tratar:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
Refletir e discutir sobre os conceitos, princípios e importância das metodologias ativas e sua correlação com o ensino e aprendizagem, através de um olhar crítico e reflexivo diante dos paradigmas educacionais vigentes em nossa sociedade vem fecundando aprimoramentos, na perspectiva de atingir o ápice de uma pedagogia idealizada, inovadora, formativa e emancipatória. Configura-se, a partir disso, a intencionalidade educativa e as estratégicas pedagógicas que priorizaram o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, como atuante e protagonista da sua experiência educativa com o propósito de gerar um cenário de ensino e aprendizagem significativo, eficiente e eficaz.
SEFTON, Ana Paula, GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Freitas Bastos Editora.2022. (adaptado).
No que tange o significado, sentido e possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio das metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Do ponto de vista conceitual metodologias ativas estão diretamente ligadas a um campo de estudo sobre as práticas educacionais no que lhe concerne aos paradigmas educacionais.
II. As metodologias ativas estão embasadas em algumas premissas para um fazer docente que ative e promova a aprendizagem significativa, entre elas: as múltiplas inteligências e competências, pensamento crítico e visão sistêmica e escuta ativa e comunicação não violenta.
III. A aplicabilidade das metodologias ativas na prática pedagógica deve vir conjugada com alguns pontos fundamentais como: teoria/prática, reflexão/ação, bem como fomentar a experimentação, resolução de problemas, propostas significativas e interação com os conhecimentos prévios.
IV. Como estratégias de ensino, as metodologias ativas intensificam o processo de construção do conhecimento pelo aluno, a mediação do processo, o papel do professor como ativador do desenvolvimento do aluno e como um incentivador à autonomia, ao pensamento crítico, à inteligência socioemocional, ao estímulo ao diálogo e a atuação coletiva.
V. O trabalho docente quando centrado nas metodologias ativas, concentra o ato de avaliar o processo de desenvolvimento do aluno ou o coletivo de forma padronizada, focada no resultado.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
SEFTON, Ana Paula, GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Freitas Bastos Editora.2022. (adaptado).
No que tange o significado, sentido e possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio das metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Do ponto de vista conceitual metodologias ativas estão diretamente ligadas a um campo de estudo sobre as práticas educacionais no que lhe concerne aos paradigmas educacionais.
II. As metodologias ativas estão embasadas em algumas premissas para um fazer docente que ative e promova a aprendizagem significativa, entre elas: as múltiplas inteligências e competências, pensamento crítico e visão sistêmica e escuta ativa e comunicação não violenta.
III. A aplicabilidade das metodologias ativas na prática pedagógica deve vir conjugada com alguns pontos fundamentais como: teoria/prática, reflexão/ação, bem como fomentar a experimentação, resolução de problemas, propostas significativas e interação com os conhecimentos prévios.
IV. Como estratégias de ensino, as metodologias ativas intensificam o processo de construção do conhecimento pelo aluno, a mediação do processo, o papel do professor como ativador do desenvolvimento do aluno e como um incentivador à autonomia, ao pensamento crítico, à inteligência socioemocional, ao estímulo ao diálogo e a atuação coletiva.
V. O trabalho docente quando centrado nas metodologias ativas, concentra o ato de avaliar o processo de desenvolvimento do aluno ou o coletivo de forma padronizada, focada no resultado.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
No mundo educacional, conceituações polissêmicas sobre expressões como “competências”, “pedagogia das competências” “aprender e ensinar competências” propagaram-se de forma acelerada em função do novo contexto histórico e cultural. O que consequentemente, demandou à escola uma ressignificação do ensino e aprendizagem para além da composição do currículo e dos conteúdos, com vistas a superação das dicotomias: memorizar e compreender; conhecimentos e habilidades; teoria e prática. A reconstituição desses conceitos, conferiu mudanças epistemológicas na noção de competência como processo de desenvolvimento e aprendizagem alicerçada sob os princípios educacionais e as múltiplas dimensões do saber, do ser e do saber fazer, como edificação da qualidade no processo educativo, que advém entre tantas exigências, do aprofundamento ético, epistemológico, social e afetivo no processo educativo.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso,2014. (adaptado)
Considerando como referência o texto apresentado e as ideias sobre competência de Zabala e Arnau, avalie as afirmações a seguir.
I. Em âmbito educacional o termo competência pode ser definido como intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada.
II. Um dos aspectos significativos e relevantes no currículo escolar com base em competências está na aprendizagem dos conteúdos, através da simples memorização para sua compreensão.
III. Na perspectiva da pedagogia das competências, não existe uma metodologia própria para o ato de ensinar, mas condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, entre as quais, todas devem ter um enfoque globalizador.
IV. Numa concepção crítica quanto ao processo de ensino e aprendizagem, a competência e conhecimentos são antagônicos.
V. Nos pressupostos do educar por competências o currículo representa a formação em aprendizagens que têm como característica fundamental a capacidade de serem aplicadas em contextos reais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso,2014. (adaptado)
Considerando como referência o texto apresentado e as ideias sobre competência de Zabala e Arnau, avalie as afirmações a seguir.
I. Em âmbito educacional o termo competência pode ser definido como intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada.
II. Um dos aspectos significativos e relevantes no currículo escolar com base em competências está na aprendizagem dos conteúdos, através da simples memorização para sua compreensão.
III. Na perspectiva da pedagogia das competências, não existe uma metodologia própria para o ato de ensinar, mas condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, entre as quais, todas devem ter um enfoque globalizador.
IV. Numa concepção crítica quanto ao processo de ensino e aprendizagem, a competência e conhecimentos são antagônicos.
V. Nos pressupostos do educar por competências o currículo representa a formação em aprendizagens que têm como característica fundamental a capacidade de serem aplicadas em contextos reais.
É CORRETO apenas o que se afirma em: