Filtrar


Questões por página:
O currículo escolar como objeto de análise teórica e enfoque crítico do seu contexto de origem e evolução histórica até os dias atuais foi redefinindo significados e produzindo mudanças reais nas concepções e na prática. Percebe-se uma superação das concepções tradicionais permeadas de ideologias, relações de poder e valores, para caracterizá-lo como espaço de construção de saberes, geração de ideias, aceitação das subjetividades e projeção das identidades culturais.

Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/edit ora/ebooks/conedu/2021/ebook2/TRA BALHO_EV150_MD7_SA100_ID8330_0 1112021154029.pdf. Acesso em: 17 nov.2023. (adaptado)

A partir de uma perspectiva crítica que assenta a reflexão de currículo como construção social e cultural, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo deve ser compreendido como experiência recriada nos alunos, através do qual eles podem desenvolver-se, ou seja, como um processo vivo e dinâmico que proporciona conteúdos e valores para que os alunos possam melhorar a sociedade em relação à sua reconstrução social.
II. No processo educativo o currículo deve ser visto como um discurso, uma narrativa particular do indivíduo e da sociedade, que explicita noções particulares sobre conhecimento, formas de organização da sociedade, sobre os diferentes grupos sociais.
III. A seleção do currículo quando se desliga da cultura extraescolar que rodeia o aluno que faz parte de sua história real, colocalhes uma distância entre o que a escola transmite e o que vive fora dela.
IV. O currículo numa perspectiva crítica se constitui como campo da cultura escolar dominante em nossas instituições educativas que prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo.
V. O currículo como proposição de reconhecimento das identidades culturais deve promover na escola situações favoráveis à tomada de consciência sobre a construção da identidade cultural de alunos, professores e gestores, relacionando-a aos processos socioculturais do contexto em que vivem.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
O Projeto Político-Pedagógico se constitui como instrumento legitimador da organização do trabalho pedagógico em sua globalidade - algo que implica uma construção coletiva e um compromisso político e pedagógico em busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade constitutiva. Com efeito, decorrer a autonomia da escola e promoção de uma gestão democrática participativa e compartilhada de responsabilidades e esforços para cumprir com efetividade a função social da escola.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível.14 a edição Papirus,2002. (adaptado)
Considerando o Projeto Político-Pedagógico e sua relevância na organização do trabalho pedagógico, avalie as afirmações a seguir.
I. O PPP é, ao mesmo tempo, político por estar intrinsecamente ligado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
II. O PPP como instrumento de organização do trabalho pedagógico da escola deve considerar em sua construção alguns elementos básicos constitutivos, que são as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.
III. O PPP possibilita em sua construção a promoção da autonomia da escola, da capacidade de delinear sua própria identidade.
IV. O PPP como documento legitimador da organização pedagógica da escola em sua globalidade, no seu processo de reconstrução deve desconsiderar o instituído e o instituinte em direção aos propósitos e perspectivas da escola.
V. O PPP na organização do trabalho da escola como um todo, está fundada em princípios norteadores para uma escola democrática, pública e gratuita, dentre eles o de propiciar a qualidade para todos, o que implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política
É CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
Em termos epistemológicos o ato de planejar no âmbito da educação vem atraindo a atenção dos estudiosos e pesquisadores para uma ressignificação, em especial, quanto ao planejamento de ensino. Descortina-se a partir desses saberes, a necessidade de transcender as atividades de planejamento que ainda se manifestam no ranço das abordagens tradicionais como processo burocrático, fragmentado e instrumental para percebê-lo como elemento de disputa por significados diversos; como estratégia de política cultural.

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 14 nov.2023.(adaptado)

Acerca do planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. É processo contínuo de reflexão, previsão e decisão que reflete uma organização do trabalho pedagógico da escola e da sala de aula.

II. Prover ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.

III. Contribui para racionalizar as atividades; garantir um ensino efetivo; verificar o ritmo do processo educativo e fornecer maior segurança ao docente na realização dos objetivos previstos.

IV. Possibilita ao professor visualizar o percurso do trabalho desenvolvido, identificar as fragilidades e replanejar as ações, bem como os avanços e a continuidade do concebido.

V. Constitui um elemento integrador entre escola e contexto social, que busca na problemática social, econômica e política elementos de referência, como forma de refletir, intervir e transformar a realidade.

É CORRETO o que se afirma em:

A educação inclusiva, nas últimas décadas, vem firmando-se no plano internacional e na legislação brasileira, o que subsequentemente, impulsionou mudanças relevantes no bojo das escolas, ora como inversão de perspectivas no sentido de promover a igualdade de oportunidades e valorização das diferenças e características individuais, ora oportunizando capacitações de professores, alunos, pais e toda a comunidade no fortalecimento dos princípios da cultura inclusiva.


Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf. Acesso em: em: 8 mar.2025. (adaptado)


De acordo com os pressupostos que embasam a educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.


I. A educação inclusiva na perspectiva democrática perpassa pela reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.


II. Uma prática pedagógica inclusiva precisa está fundamentada nos pressupostos da abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.


III. Na perspectiva de inclusão os ambientes escolares propiciam integração social quando suas práticas pedagógicas estão reguladas sob o processo de avaliação universal dos indivíduos.


IV. Transformar uma escola excludente em uma escola inclusiva requer mudanças de concepções, pois é preciso compreender que o processo de aprendizagem é possível dentro de sala de aula regular; de que esses alunos são capazes de estudar, conviver e aprender com os demais.


V. Sob a ótica da educação inclusiva um princípio valorativo e fundamental a ser configurado nas práticas pedagógicas é a rigidez curricular.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Em uma sociedade acelerada pela valorização do conhecimento interconectado por um cenário de comunicação e informação digital, mudanças significativas repercutiram no campo da educação, como espaço integrado de saberes, exigindo práticas de ensino inovadoras em respostas às demandas da sociedade do conhecimento. Vê-se, pois, o surgimento das metodologias ativas de ensino e aprendizagem como caminho para despertar a criatividade, a autonomia, a colaboração no processo de ensino-aprendizagem e o despertar de novos papéis a serem assumidos pelos professores e alunos.


Série Educar – Volume 40 – Prática Docente. In: Metodologias ativas e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem. Organização: Editora Poisson – Belo Horizonte–MG: Poisson,2020.


Considerando as abordagens teóricas das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e seus princípios orientadores, avalie as afirmações a seguir.


I. Consideram o tempo de aprendizagem, as habilidades e competências já alcançadas e o conhecimento prévio de cada aluno, elementos fundamentais para a construção e assimilação de novos conhecimentos.


II. Em contradição as abordagens tradicionais, mudam o paradigma do aluno visto apenas como repositório de informações dando ênfase ao seu papel protagonista no processo de ensino aprendizagem.


III. Tem como centro às práticas pedagógicas, a aula tradicional e o método de ensino que prioriza a memorização passiva.


IV. Ponderam o tempo de aprendizagem as habilidades e competências já alcançadas e o conhecimento prévio de cada aluno, elementos fundamentais para a construção e assimilação de novos conhecimentos.


V. Auxiliam o aluno a perceber-se como agente importante no próprio aprendizado, condição essencial para a sua motivação nas atividades escolares e na busca do conhecimento.


É CORRETO apenas o que se afirma em: