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Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.


VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico.13ª. ed. Campinas, SP: Papirus.2008.


Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.


I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.


II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.


III. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.


IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar.


V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.


É correto apenas o que se afirma em:

A figura a seguir refere-se a um mouse com o acionador de pressão conectado.
Imagem associada para resolução da questão
(Ropoli et.al. (2010). BRASIL. MEC. A Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: escola comum inclusiva)
Assinale a alternativa que apresenta sua utilização correta.
Observe a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
(Ropoli et.al. (2010). BRASIL. MEC. A Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: escola comum inclusiva)
A figura refere-se a um recurso da tecnologia assistiva feita em acrílico transparente com furos coincidentes às teclas do teclado comum que facilita a digitação.
Assinale a alternativa que apresenta seu nome correto e sua indicação.
De acordo com Brasil. MEC (2010), as metodologias ativas de aprendizagem colocam o aprendiz como protagonista do processo de ensino e aprendizagem e agrega valor educativo aos conteúdos da formação. Entre as diversas metodologias, a Aprendizagem Colaborativa em Redes – ACR, construída a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, foi desenvolvida para um programa de formação continuada a distância de professores de AEE.
Uma das propostas da ACR é:
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ___________ a formação do aluno, visando a sua ___________ na escola e fora dela, constituindo oferta ___________ pelos sistemas de ensino. É realizado, _________, nas escolas ___________, em um espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncionais.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.