Filtrar


Questões por página:
Santos (2012) menciona os tipos diagnósticos em F70-F79 da CID-10 (OMS,1995), que correspondem a um desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizado, essencialmente, por um comprometimento das faculdades que determinam o nível global de inteligência, ou seja, das funções cognitivas.
O excerto, de acordo com a autora, refere-se
De acordo com Dalva e Lourenço, in Maia et al. (2017), ao executar o braille tátil, o guia-intérprete transmite a mensagem como se estivesse escrevendo em braille, por meio de toques em determinadas falanges dos dedos da pessoa com surdocegueira, como mostra a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
(Maia et al. Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial: interface, saúde e educação apoiando a transição para a vida autônoma,2017)
Assinale a alternativa que apresenta o significado correto do expresso na figura, em braille tátil.
De acordo com Dalva e Lourenço, in Maia et al. (2017), o Alfabeto das Duas Mãos é uma forma de comunicação que permite que se utilize o alfabeto manual das pessoas com surdez para as consoantes, porém, em pontos diferentes da palma da mão da pessoa com surdocegueira, o que facilita o reconhecimento da letra.
Assinale a alternativa que corretamente descreve o que é marcado, durante a utilização desse alfabeto, nas pontas dos dedos.
A Psicóloga Marcela Alvarez, na obra de Maia et al. (2017), escreveu o seguinte: “Como Psicóloga e trabalhando com pessoas com surdocegueira há mais de 10 anos, quando falo sobre aceitação da surdocegueira, convido as pessoas a se colocarem no lugar das pessoas com surdocegueira e refletirem um pouco, como seria se, de repente, ou até mesmo sabendo que, a perda sensorial ocorreria, como nos sentiríamos? (...) A formação da identidade psicológica por si só não é um processo simples, imaginem a construção de uma nova identidade.”
De acordo com a autora,
De acordo com Mendes et al. (2006), na obra A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil, a partir da década de 1970, as escolas comuns passaram a aceitar crianças ou adolescentes deficientes em classes comuns, ou, pelo menos, em classes especiais. Nessa época, surgiu nos Estados Unidos um sistema em cascata, com diferentes níveis ou graus de integração. Tal sistema pressupunha uma possibilidade de mudança de nível para o aluno, buscando um grau maior de integração escolar com base nas potencialidades e no progresso do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta uma crítica correta em relação ao sistema de integração.