Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 304 de 1.150
Questões por página:
Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo que tratam da ideia do “aprender a aprender”, conceito que atualmente faz parte da legislação e da política educativa brasileira.
I. O professor deixa de ser apenas o que ensina e passa a ser o mediador do processo de ensino aprendizagem do aluno.
II. Torna-se necessário a formação de todos os envolvidos no projeto educativo para adquirir novas competências e conhecimento, atendendo-se à constante necessidade de aprimorar a ação e o conhecimento exigido em um mundo em rápida transformação.
III. Configura uma teoria pedagógica na qual o mais importante é o professor ensinar e o aluno, aprender, assimilando somente o conteúdo programado pela currículo.
IV. A formação educativa na atualidade prepara o cidadão, a realizar novos tipos de raciocínio, aprendendo a administrar o inédito e o imprevisívelnas situações cotidianas.
Estão corretas as afirmativas:
I. O professor deixa de ser apenas o que ensina e passa a ser o mediador do processo de ensino aprendizagem do aluno.
II. Torna-se necessário a formação de todos os envolvidos no projeto educativo para adquirir novas competências e conhecimento, atendendo-se à constante necessidade de aprimorar a ação e o conhecimento exigido em um mundo em rápida transformação.
III. Configura uma teoria pedagógica na qual o mais importante é o professor ensinar e o aluno, aprender, assimilando somente o conteúdo programado pela currículo.
IV. A formação educativa na atualidade prepara o cidadão, a realizar novos tipos de raciocínio, aprendendo a administrar o inédito e o imprevisívelnas situações cotidianas.
Estão corretas as afirmativas:
A coordenação das atividades de ensino, planejamento e orientação para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo deve investir na formação e capacitação de servidores. O mote da argumentação desta questão é o planejamento que versa pela decisão de propostas educativas em que o profissional técnico educativo estimule a construção de atitudes competentes resultado da formação que avança e reduz a problematização do processo à “melhoria da qualidade do trabalho docente” (RIOS,2001, p.19) que implica em algumas perspectivas, descritas abaixo. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
O ato de assessorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão alusivo as necessidades educacionais especiais demanda utilizar as políticas públicas inclusivas e as orientações que amparam os momentos da observação reflexiva, escuta organizada e troca de conhecimento e experiências para os desafios da sala de aula e ambiente escolar. E, também, instituir a parceria com grupos interdisciplinares e interinstitucionais. A argumentação traz a importância de estar em vigor uma assistência formativa que acompanhe, sustente e interaja com o corpo docente para debater, assinale a alternativa correta que completa a ideia do enunciado.
O profissional que compreende a importância da comunicação estuda estratégias para receber transmitir informações com clareza e consegue ser mais assertivo nas intervenções educativas presenciais ou remotas. O profissional que governa a comunicação pedagógica, deve agregar um conjunto de habilidades que favoreçam o bom desempenho em relação às ações efetivas nas áreas do conhecimento. O domínio do saber comunicar-se traz muitas vantagens para auxiliar o profissional a desenvolver um processo de ensino melhor e/ou a construção da proposta de trabalho mais objetiva, clara e assertiva. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo que caracterizam as vantagens do domínio da comunicação pedagógica e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Clareza no conteúdo transmitiddo e bom senso. ( ) Fluência mitigada no ambiente profissional. ( ) Dinamismo e uso adequado dos recursos expressivos. ( ) Possibilidades diversificadas de comunicação e de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Clareza no conteúdo transmitiddo e bom senso. ( ) Fluência mitigada no ambiente profissional. ( ) Dinamismo e uso adequado dos recursos expressivos. ( ) Possibilidades diversificadas de comunicação e de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Nos currículos escolares, os projetos que operacionalizam a metodologia de ensino devem garantir intervenções educativas estimulantes ao processo de desenvolvimento e da constituição do educando como futuro cidadão. De acordo com Luckesi (2011, p.61) “Não há prática de acompanhamento da aprendizagem do educando mediante a avaliação que não esteja comprometida com determinada concepção pedagógica, a qual estabelece uma direção para o agir pedagógico”. E continua a explicar sobre projeto de ensino para aprendizagem escrevendo que “Não há como fugir a essa estrutura, pois a prática pedagógica, (...), é dirigida por um projeto, isto é, ______” (p.61). [LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico.1 ed. - São Paulo: Cortez,2011]
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.